A tradicional feira de levante, em que se comercializavam chocalhos para o gado bravo, tornou-se numa festa com muita animação musical, folclore, tauromaquia e arraial com sardinhada, além de zona de exposição

A edição de 2019 da Feira de São Pedro e do Chocalho, que se realiza no Chouto (União de Freguesias de Parreira e Chouto), no concelho da Chamusca, entre os dias 28 a 30 de Junho, tem programa de animação um cartaz musical em que se destacam os concertos de Maria Lisboa (29 de Junho) e de Belito Campos (30 de Junho). Vai haver ainda outras actuações de relevo: Jorge Guerreiro (28 de junho), Bezourinhos del Ferdinand (28 de junho), Dj Kristoff (29 de Junho) e baile com Miguel Azevedo (30 de Junho).

Esta feira secular, com origem nas tradicionais feiras de levante, é um importante ponto de encontro para as gentes de Chouto e dos lugares vizinhos, assim como mantém viva a tradição de comercialização de chocalhos, que é uma das actividades que se destacavam na feira franca que aqui realizava em tempos idos.

Além do espaço expositivo, com stands, e da animação musical no palco principal, a Feira tem outros motivos de interesse. Desde logo, em 2019, realiza-se o 1.º Encontro de Sketchers da Feira de São Pedro, com início às 11h00 de sábado dia 29 de Junho, no recinto da festa.

Neste segundo dia da festa, há ainda o III Encontro de Jovens de Ontem, com programa próprio a iniciar-se também às 11h00. No domingo, destaca-se o 3.º Grande Prémio de Atletismo da Feira de São Pedro, com início às 09h30, mas meia hora, pode ainda optar pela participação em dois eventos distintos: Passeio Hípico, organizado pela Associação Hípica do Concelho da Chamusca; Passeio de Cicloturismo da Feira de São Pedro; ambos com partida do recinto da festa.

É também no domingo, dia 30, que se realiza a Missa Festiva com a procissão em honra de São Pedro, às 11h30, uma cerimónia que terá participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Chamusca e de elementos da Associação Hípica.

Ao nível do folclore, no domingo a partir das 17h00, há actuação do Rancho da Parreira e depois Encontro de Fandango.

Ao nível taurino, há uma acção de demonstração de pegas pelo grupo das Forcadas Femininas de Benavente, pelas 18h00, de domingo, seguida de picaria, às 19h00.

A inauguração da Feira está marcada para as 20h00 de sexta-feira, dia 28 de Junho, com a participação da Academia Sénior de Parreira e Chouto.

Neste primeiro dia há sardinhada e arraial com Ritmo da Noite II. No sábado, às 17h00 destaque ainda para o passeio de motorizadas com recepção e actuação da Charanga “Os Batatas”. No domingo de manhã, há rastreios de saúde no recinto da festa.

Leia também...

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas não esquece as raízes familiares que tem em Alpiarça, terra natal do…

Festival ‘Art In Rua’ anima centro histórico de Tomar de 12 a 14 de Setembro

Artes circenses, teatro, música, estátuas vivas, fanfarras e animação de rua com artistas de todo o mundo integram a programação do Festival ‘Art In…

Chamusca inaugura Casa do Moscadim

A Casa do Moscadim, na Chamusca, acolhe, a partir de hoje, um projecto museológico e patrimonial que pretende ser uma “referência em restauro, conservação…

Escalabitano lança videoclip com imagens icónicas de Santarém

O escalabitano João Feneja lançou o videoclip do single “Capital do Império”, uma música inspirada na vivência em Santarém e que revisita alguns dos…