O capitão de Abril Rui Borges Santos Silva, que comandou o esquadrão de reconhecimento para a tomada e ocupação do Terreiro do Paço na Revolução dos Cravos, morreu em Coimbra. Santos Silva desempenhava as funções de presidente do Conselho Fiscal na Associação Salgueiro Maia, com sede em Santarém.

O falecimento do coronel Rui Borges Santos Silva, aos 76 anos, na segunda-feira foi divulgado através de uma nota à imprensa de uma empresa de serviços funerários, comunicando que esteve em câmara ardente, na terça-feira, na Capela Mortuária da Ressurreição da Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra.

As exéquias fúnebres tiveram início hoje pelas 11h00, com celebração de cerimónia religiosa, seguindo depois para o Crematório de Coimbra, informa ainda a mesma fonte.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital publicou no seu sítio oficial na internet uma nota de pesar pelo falecimento de Rui Borges Santos Silva, que nasceu a 27 de Fevereiro de 1945 na freguesia de Lagares da Beira daquele município.

Licenciado em Ciências Militares, Rui Borges Santos Silva aderiu ao movimento dos capitães e comandou o esquadrão de reconhecimento que tinha como finalidade a tomada e ocupação do Terreiro do Paço, em Lisboa, no dia 25 de Abril de 1974, assinala-se na mesma nota.

De acordo com o Exército, o oficial de cavalaria foi promovido ao posto de coronel em Dezembro de 1998.

Em 2006, Rui Borges Santos Silva foi condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade, tendo doado a insígnia à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que em 2004 lhe tinha atribuído a medalha de Mérito Municipal.

Leia também...

Pedro Ribeiro assume presidência dos autarcas socialistas

A Associação Nacional de Autarcas (ANA) do PS elegeu o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, como novo presidente dos autarcas socialistas.…

Subdimensionamento do Tribunal da Concorrência de Santarém põe em risco capacidade de resposta – juízas

O Tribunal da Concorrência, criado há 10 anos, na sequência do compromisso assumido pelo Estado português com a ‘troika’, está actualmente subdimensionado, pondo em…

Sardoal aprova gratuitidade de refeições escolares até ao 3.º ciclo

A Câmara Municipal de Sardoal, em reunião realizada a 20 de Dezembro último, aprovou por unanimidade a proposta, apresentada pelo Presidente da Autarquia, Miguel…

Encontro Nacional de Caçadores afirma papel do sector no mundo rural

O XXIX Encontro Nacional dos Caçadores Portugueses juntou hoje cerca de 1.000 participantes em Santarém e afirmou o papel do sector na conservação da…