Foto: Companhia Dança em Diálogos

O projeto MOVITETURA – Mostra Coreográfica da Lezíria regressa a Alpiarça, de 24 a 26 de outubro, após “o sucesso alcançado na sua primeira edição em 2024”, reafirmando-se como um “encontro inovador, inclusivo e profundamente enraizado no território”, refere o Município de Alpiarça em comunicado.

A 2.ª mostra coreográfica propõe “um espaço de encontro, partilha e experimentação”, onde jovens criadores em formação poderão apresentar trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas de oficina coreográfica e criação de projeto, acompanhados por professores e orientadores artísticos.

Nesse sentido, serão apresentadas criações originais “que espelham a diversidade de linguagens, abordagens e universos poéticos emergentes no panorama da dança contemporânea em Portugal”, revela.

Em 2025, a programação volta a ocupar vários espaços do concelho de Alpiarça, mantendo a sua vocação de diálogo entre a arquitetura e o movimento.

“Uma linha de perspectivação da Dança que, partindo da junção das noções de arquitetura e de movimento, tem como base a confluência de técnicas, de espaços e de dimensões das construções coreo-arquitetónicas que se verificam na contemporaneidade”, define Fernando Duarte, coreógrafo e idealizador do conceito.

O núcleo central do evento é, uma vez mais, a mostra coreográfica, que privilegia criações em formato solo ou dueto, concebidas para palcos de pequenas dimensões e com recursos técnicos reduzidos, promovendo assim a “proximidade com o público e a acessibilidade à criação artística”, sublinha.

Nesta segunda edição, a MOVITETURA abre-se à participação de três escolas de referência nacional na formação de bailarinos e coreógrafos: Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança e Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

A MOVITETURA é um projeto da companhia de dança Dança em Diálogos, sob a direção artística de Solange Melo que, de acordo com o município, nasceu com o propósito de aproximar a dança contemporânea das comunidades locais, promovendo a criação artística, a formação e a circulação de novos talentos.

Leia também...

Associação Amigos das Caneiras reactivada com novos órgãos sociais

O presidente da junta da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal, deu posse no passado dia 10 de Julho, aos novos…

Autarquia de Torres Novas aprova voto de pesar a Pedro Barroso

A Câmara Municipal de Torres Novas, no distrito de Santarém, aprovou esta quarta-feira, 18 de Março, um voto de pesar pela morte do músico,…

“Património e Clima” assinala Dia dos Monumentos e Sítios em Tomar

O Convento de Cristo, em Tomar, recebe hoje o encontro “Património e Clima”, assinalando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, numa sensibilização para…

VÍDEO | Celestino Graça nasceu há 107 anos!

Cumprem-se neste sábado, dia 9 de Janeiro, cento e sete anos sobre a data de nascimento de Celestino Graça, um dos mais insignes ribatejanos…