Foto: Companhia Dança em Diálogos

O projeto MOVITETURA – Mostra Coreográfica da Lezíria regressa a Alpiarça, de 24 a 26 de outubro, após “o sucesso alcançado na sua primeira edição em 2024”, reafirmando-se como um “encontro inovador, inclusivo e profundamente enraizado no território”, refere o Município de Alpiarça em comunicado.

A 2.ª mostra coreográfica propõe “um espaço de encontro, partilha e experimentação”, onde jovens criadores em formação poderão apresentar trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas de oficina coreográfica e criação de projeto, acompanhados por professores e orientadores artísticos.

Nesse sentido, serão apresentadas criações originais “que espelham a diversidade de linguagens, abordagens e universos poéticos emergentes no panorama da dança contemporânea em Portugal”, revela.

Em 2025, a programação volta a ocupar vários espaços do concelho de Alpiarça, mantendo a sua vocação de diálogo entre a arquitetura e o movimento.

“Uma linha de perspectivação da Dança que, partindo da junção das noções de arquitetura e de movimento, tem como base a confluência de técnicas, de espaços e de dimensões das construções coreo-arquitetónicas que se verificam na contemporaneidade”, define Fernando Duarte, coreógrafo e idealizador do conceito.

O núcleo central do evento é, uma vez mais, a mostra coreográfica, que privilegia criações em formato solo ou dueto, concebidas para palcos de pequenas dimensões e com recursos técnicos reduzidos, promovendo assim a “proximidade com o público e a acessibilidade à criação artística”, sublinha.

Nesta segunda edição, a MOVITETURA abre-se à participação de três escolas de referência nacional na formação de bailarinos e coreógrafos: Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança e Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

A MOVITETURA é um projeto da companhia de dança Dança em Diálogos, sob a direção artística de Solange Melo que, de acordo com o município, nasceu com o propósito de aproximar a dança contemporânea das comunidades locais, promovendo a criação artística, a formação e a circulação de novos talentos.

Leia também...

Rancho Folclórico recupera tradição das migas carvoeiras

O Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, na freguesia de Santa Margarida da Coutada, concelho de Constância, promove no dia 07 de Novembro um…

“Abrandar é mesmo uma palavra de ordem se nós quisermos viver a vida e não apenas passar por ela”

“Atreve-te a Abrandar” é o nome do livro que Fátima Lopes apresentou, no passado dia 10 de Julho, no Auditório do ISLA, em Santarém.…

“Saber-fazer” tradicional na Biblioteca Municipal de Tomar

A Biblioteca Municipal de Tomar vai receber, na quinta e sexta-feira, o Seminário Nacional Sobre o “Saber-Fazer” Tradicional, que visa sensibilizar para a salvaguarda…

Festival Comendatio regressa a Tomar

O Comendatio Music Fest, festival dedicado aos sons e movimentos da “música progressiva moderna e ambiental”, regressa ao Paço da Comenda, em Tomar, nos…