No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, o Município de Santarém organizou, em parceria com a Associação Scalabitana de Proteção Animal (ASPA e a Smiledog – Cães Terapeutas de Santarém, um convívio familiar com provas de perícia canina e jogos tradicionais, este sábado, 8 de Outubro, entre as 15 e as 17 horas, na antiga Escola Fixa de Trânsito de Santarém (junto às Piscinas Municipais do Sacapeito).

Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém (CMS) com o Pelouro do Canil e Gatil Municipal, agradeceu a participação das 17 equipas participantes, compostas por dois elementos e respectivos cães, lembrando que é importante adoptar animais de estimação e desejando uma tarde de diversão para todos.

Deste modo, durante mais de duas horas, os binómios (dono e cão) tiveram que percorrer circuitos, com provas de obediência e agilidade, para além do tradicional jogo da saca, da pontaria às latas, entre outros jogos tradicionais portugueses.

As três equipas melhor classificadas tiveram direito a prémios especiais, que juntaram ao kit de participação oferecido pelo Município a todos os participantes

De referir que, o Dia do Animal é celebrado no dia 4 de Outubro, e neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada em eventos e locais por todo o Mundo, tanto mais que é também o dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais.

Celebrar o Dia do Animal é, também, uma oportunidade para incrementar na sociedade uma cidadania activa em matéria de bem-estar animal, relembrar que os animais têm Direitos consagrados na Lei, sensibilizando a população para a necessidade de os proteger e preservar independentemente da espécie a que pertencem.

Leia também...

Santarém requalifica Polidesportivo dos Leões

As obras de requalificação do Polidesportivo junto à Escola Básica dos Leões e do espaço verde envolvente, já terminaram. João Teixeira Leite, Presidente da…

Mais de 20 concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e três concelhos Dos distritos de Faro, Castelo Branco, Guarda, Portalegre e Santarém apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o…

Julgamento do caso Tancos vai ser reaberto

Para ouvir arguidos após alterações não substanciais.

Peça romana de volta ao Centro Interpretativo de Casével

O Centro Interpretativo de Casével recebeu, no passado dia 23 de Junho, a peça romana descoberta na fazenda da família Azoia. José Augusto Azoia…