O Município de Santarém marca presença no Portugal Smart Cities Summit, o maior evento em Portugal dedicado ao debate sobre as cidades inteligentes.

Com mais área ocupada e mais municípios, startups e empresas presentes, o Portugal Smart Cities Summit representa a perspectiva de um futuro cada vez mais dinâmico para as cidades portuguesas, que têm vindo a apostar em soluções e projectos smart, onde a tecnologia e a inovação são predominantes.

O Futuro Passa Aqui é o mote deste evento, o local de convergência e o marketplace físico de criação de oportunidades entre empresas, universidades, associações, startups e municípios, com um objectivo comum: debater o futuro das smart cities e promover oportunidades de negócio entre o mundo académico, empresarial e da administração local, procurando melhorar a vida dos cidadãos.

Durante três dias, estarão em destaque as soluções e medidas inovadoras de empresas, entidades, universidades, politécnicos, startups e municípios, dos quais faz parte o Município de Santarém. No primeiro dia do evento (21), o município focar-se na gestão urbanística e projectos de financiamento, com a apresentação dos projectos de Gestão do Urbanismo que estão em curso para Santarém e presença de arquitectos e também a apresentação do Serviço Espaço Empresa Santarém, um projecto de referência nacional, que disponibiliza serviços facilitadores aos novos investimentos e apoia os empresários já instalados.

No dia 22, o município dedica-se à apresentação de projectos diferenciadores na área da Educação, Desporto e Acção Social. Como tal apresentarão vários programas: o Mobis Sénior, transporte urbano gratuito para seniores, e o projecto Essencial à Vida, que sensibiliza as crianças e jovens em idade escolar para a importância do sangue e um serviço de tele-assistência domiciliária. Acções relacionadas com o ambiente serão apresentados no último dia (23). Os Percursos Pedestres de Santarém serão apresentados ao público, assim como o projecto diferenciador que o município está a preparar, o RTT – Reabilitar Troço a Troço.

Leia também...

PCP exige resposta para falta de médicos no concelho da Golegã

O PCP reclamou hoje a intervenção da Câmara da Golegã junto do Governo para resolver o problema da falta de médicos de família no…

Presidente da Câmara de Almeirim continua à frente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria

O presidente da Câmara de Almeirim, o socialista Pedro Ribeiro, foi reeleito no dia 28 de Outubro, para a presidência do Conselho Intermunicipal da…

Incêndios: Abrantes com bombeiros pré-posicionados e Exército em patrulhamento

O município de Abrantes tem pré-posicionados os seus bombeiros em espaços florestais de maior risco de incêndio e o Exército tem também, desde o…

Traficantes detidos pela GNR com mais de 4 mil doses de estupefacientes

Actuavam nos concelhos de Alcanena, Torres Novas, Porto de Mós, Golegã e Vila Nova da Barquinha.