O Município de Sardoal tem assumido a divulgação do seu património cultural e artístico como importante pilar estratégico no desenvolvimento turístico do Concelho e subsequente crescimento sócio-ecónomico. Foi neste contexto que surgiu o concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, cuja 3.ª edição decorre este ano, subordinado ao tema “Novos Caminhos”.

A manifestação de intenção de participação no concurso deverá ser feita através do envio da ficha de candidatura até 31 de maio de 2019. O júri é composto por Laura Afonso, personalidade com estreita ligação ao panorama artístico nacional; Carlos Vicente, coordenador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea de Vila Nova da Barquinha; e Rita Vieira, Doutorada em Belas-Artes – Desenho. 

Promovido pela Câmara Municipal de Sardoal, o concurso de pintura “À Descoberta do Mestre” pretende promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como “Mestre de Sardoal”, cujas Tábuas se encontram na Igreja Matriz de Sardoal e que se assumem como motivo de elevado interesse por marcarem a transição do estilo gótico para o renascentista em Portugal.

Todas as informações relativas ao concurso, assim como o formulário da ficha de candidatura e regulamento estão disponíveis em www.cm-sardoal.pt, podendo também ser solicitados no Serviço de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Sardoal.

Leia também...
Foto de Arquivo

Incêndios: Presidente da Câmara de Ourém diz que situação está “muito complicada”

O presidente da Câmara de Ourém disse hoje que a situação relativa…

“O Verão In.Str nasceu como um grito de vida e de vitalidade dos agentes culturais de Santarém”

Entrevista a Nuno Domingos, vereador da Cultura no Município de Santarém “O…

Grupos de Dadores Benévolos de Sangue recebe apoio financeiro da Câmara de Santarém

Os Grupos de Dadores Benévolos de Sangue (GDBS) do concelho de Santarém…

Recurso do Montepio a coimas do Banco de Portugal começa a ser julgado em Santarém

O Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão começa a julgar segunda-feira os…