O Município de Sardoal tem assumido a divulgação do seu património cultural e artístico como importante pilar estratégico no desenvolvimento turístico do Concelho e subsequente crescimento sócio-ecónomico. Foi neste contexto que surgiu o concurso de pintura “À Descoberta do Mestre”, cuja 3.ª edição decorre este ano, subordinado ao tema “Novos Caminhos”.

A manifestação de intenção de participação no concurso deverá ser feita através do envio da ficha de candidatura até 31 de maio de 2019. O júri é composto por Laura Afonso, personalidade com estreita ligação ao panorama artístico nacional; Carlos Vicente, coordenador do Centro de Estudos de Arte Contemporânea de Vila Nova da Barquinha; e Rita Vieira, Doutorada em Belas-Artes – Desenho. 

Promovido pela Câmara Municipal de Sardoal, o concurso de pintura “À Descoberta do Mestre” pretende promover e divulgar a pintura enquanto recurso de expressão artística, estabelecendo uma estreita relação com a herança histórica e cultural legada pelos pintores manuelinos, Manuel Vicente e Vicente Gil, tradicionalmente reconhecidos como “Mestre de Sardoal”, cujas Tábuas se encontram na Igreja Matriz de Sardoal e que se assumem como motivo de elevado interesse por marcarem a transição do estilo gótico para o renascentista em Portugal.

Todas as informações relativas ao concurso, assim como o formulário da ficha de candidatura e regulamento estão disponíveis em www.cm-sardoal.pt, podendo também ser solicitados no Serviço de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Sardoal.

Leia também...

União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira celebra protocolo com Clube de Andebol S. Vicentense

A União de Freguesias de S. Vicente e Vale Figueira assinou um Contrato de Comodato que cede o terreno adquirido com o apoio do…

Santarém acolheu Olimpíadas Nacionais de Filosofia

Oitenta alunos do Ensino Secundário de 40 escolas de todo o País, acompanhados de 40 professores, participaram nas XI Olimpíadas Nacionais de Filosofia, que…

Acidente de trabalho provoca um ferido grave em Alcanede

Um homem de 47 anos de idade ficou ferido com gravidade num acidente de trabalho na manhã de quarta-feira, 5 de Janeiro, numa pedreira,…

Homem condenado a 19 anos de prisão por atropelamento mortal

O Tribunal de Santarém condenou a 19 anos de prisão o homem que atropelou mortalmente o proprietário de uma escola de condução de Torres…