Terá lugar no próximo domingo, dia 28 de Outubro, às 17 horas, no Museu Municipal Carlos Reis, a assinatura de protocolo entre o Município de Torres Novas e o Novo Banco com vista à cedência para exposição permanente da obra «No Tejo» de João Reis, pertencente à colecção de pintura do Novo Banco. Este protocolo será assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, e pelo CEO do Novo Banco, António Ramalho.

João Reis herda do pai, o pintor Carlos Reis, o gosto pela pintura ao ar livre e pela captação espontânea da fugacidade dos efeitos de luz e sombra, valores estéticos que desde finais de oitocentos os pintores naturalistas defendiam. Embora o percurso artístico de João Reis se desenrole ao longo do século XX, a sua obra permanece numa certa intemporalidade, pintando pelo prazer de pintar e mantendo-se fiel à sua sensibilidade plástica, que se exprime à margem dos novos movimentos estéticos que atravessam o século. Na pintura de paisagem encontrou um interesse sempre renovado, nomeadamente pelas marinhas, em que a transparência das águas, os nevoeiros, brumas e outros efeitos atmosféricos constantemente o desafiavam e seduziam.

João Reis abordou vários géneros de pintura, retrato, pintura de nu, pintura de tipos e costumes, temas da vida quotidiana, alegoria, paisagem.

Os anos 30 e 40 contam entre os mais férteis do seu vasto percurso artístico, com inúmeras exposições nacionais e internacionais. Em 1944, ano em que pinta esta vista “No Tejo”, expõe individualmente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, e no Salão Silva Porto, no Porto, apresentando cerca de 70 pinturas de retrato e paisagem.

 

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…