O Município de Torres Novas tem em curso uma intervenção artística mural (arte urbana), da autoria do artista Pantónio, num muro à entrada da cidade, sito na Rua do Bom Amor. Localizando-se junto à antiga Escola Prática de Cavalaria (actual Escola Prática de Polícia), que ocupou aquelas instalações entre 1902 e 1957, a pintura pretende abordar a temática do cavalo, promovendo uma redescoberta da identidade local, numa intervenção onde o movimento e a velocidade dos equídeos esteja espelhada ao longo do extenso muro.

Pantónio é o pseudónimo de António Correia, natural dos Açores, Portugal, nascido em 1975. Desde adolescente que tem um interesse e prática quotidiana pelo desenho e pintura. Estudou desenho e fotografia na Escola Profissional de Ofícios Artísticos de Vila Nova de Cerveira e Tecnologias das Artes Gráficas no Instituto Politécnico de Tomar. Trabalhou em desenho de animação, ilustração publicitária e infantil. Desde 2011 que se dedica em exclusivo ao seu trabalho artístico e na área da arte urbana. Expôs individualmente em 2011 em Lisboa e em 2014 e 2017 em Paris. Os seus projectos de arte urbana estão visíveis em diversos países, América do Norte, América do Sul, Europa, África do Norte e China.

O seu projecto de trabalho actual é essencialmente a gestualidade do desenho, e o movimento das formas orgânicas. Animais em grupos com movimentos e interacções inspirados no mar, assim como cores reduzidas e uniformes e concisas entre negros, azuis e verdes. Em 2005 foi distinguido no Certame Macaronésio de Jovens Artistas pelo seu trabalho de ilustração, 2014 pintou o mural mais alto da Europa com 66 metros de altura. Em 2014 expôs pela primeira vez fora do seu país, em Paris. Em 2015 pintou a fachada do Aquarium of Pacífic.

Leia também...

Carnaval de Samora Correia sem corso mas com promessa de muita animação

O Carnaval de Samora Correia não terá este ano o habitual corso com carros alegóricos e grupos de mascarados, mas a associação que o…

Círculo Cultural Scalabitano: Sete Décadas a Celebrar Arte e Cultura

Com sete décadas de história, o Círculo Cultural Scalabitano firmou-se como um pilar incontornável da vida cultural e artística de Santarém, cultivando gerações de…

Ranchos folclóricos mostram Fandango na Feira de Todos os Santos

Onze ranchos folclóricos do concelho do Cartaxo e da região vão mostrar os Fandangos Ribatejanos numa noite que honra as tradições etnográficas do Ribatejo.…

Música e património unem três municípios do Centro em programação cultural conjunta

Os municípios de Sardoal, Castanheira de Pêra e Celorico da Beira integram uma rede de itinerância cultural apoiada pela União Europeia com 300 mil…