O Município de Santarém apresentou na quinta-feira, dia 10 de Outubro, o projecto MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais, na Assembleia da República, à respectiva Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Esta apresentação contou com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Domingos, Vereador da CMS com o pelouro da Cultura, Diamantino Duarte, Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, e do Coronel Correia Bernardo, Capitão de Abril.

Ricardo Gonçalves relembrou que “há vários anos que, em Santarém, trabalhamos para que o Museu de Abril e dos Valores Universais seja uma realidade. Este museu será construído na Ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém e tem como missão a divulgação e reflexão sobre os valores universais, desde a Revolução Francesa até aos dias de hoje, com grande ênfase no 25 de Abril de 1974”.

O Presidente aproveitou a oportunidade para transmitir que este projecto poderá ser o “Museu Nacional” que o Governo e a Comissão do 25 de Abril procuram para afirmar e eternizar a efeméride no ano das comemorações do seu cinquentenário.

A Comissão, coordenada pela Deputada Carla Sousa, acolheu de forma calorosa a comitiva escalabitana e saudou este projeto.

O MAVU tem como objectivos principais: contribuir para a reflexão sobre os valores universais e os direitos humanos que em Portugal sustentaram as ideias liberais, o republicanismo e a implantação da República, bem como os que estão na base do 25 de Abril; desenvolver um trabalho com a comunidade envolvente; realçar o papel de Santarém e da Escola Prática de Cavalaria no contexto da defesa da democracia, dos valores universais e dos direitos humanos, num discurso museológico centrado em temas como o pluralismo, justiça social, solidariedade, fraternidade (paz, progresso, autodeterminação, inclusão), liberdade (pensamento, expressão, crença), igualdade (género, formal), democracia, cidadania, identidades coletivas, tolerância e direitos humanos (vida, trabalho, saúde, educação, previdência social, habitação).

Leia também...

Assinado o auto de consignação para a empreitada da 1ª fase da «Ciclovia de Torres Novas»

Foi hoje assinado, nos Paços do Concelho de Torres Novas, o auto…

Família pede ajuda para encontrar jovem desaparecido

Um jovem de 22 anos, residente em Fazendas de Almeirim, está desparecido…

Lezíria quer tornar-se “território de referência” na promoção do sucesso escolar

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai desenvolver, até 2020,…

Festa em Honra de Nossa Senhora da Paz em Benavente

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Paz estão de regresso…