O Museu Diocesano de Santarém (MDS) vai coordenar a publicação de uma obra com estudos de referência acerca do património cultural do concelho, que contará com contributos de 25 especialistas de diversas áreas.

Em comunicado, o MDS afirma que o trabalho acontece em resposta a uma solicitação da Câmara de Santarém, que contribui com uma verba de 39.900 euros. Além dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos desde maio último, a publicação incluirá “um exaustivo e profissional trabalho fotográfico, para ilustrar o que de mais valioso e identitário se preserva nesta região”.

A obra abordará as “diferentes manifestações patrimoniais, desde o edificado ao imaterial, num período cronológico da Pré-História à Contemporaneidade, com o objectivo principal de divulgação e promoção do património histórico-cultural, religioso, artístico, popular e ambiental do concelho de Santarém”, acrescenta a nota.

O projecto, coordenado cientificamente pela historiadora Maria Emília Vaz Pacheco e pela conservadora e especialista em restauro Eva Raquel Neves, será apresentado no final de 2020.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…