O primeiro workshop na área das artes – de um total de três que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou para decorrerem ao longo do mês de Outubro –, reuniu oito jovens e um formador em técnicas de arte urbana, durante quatro dias. Do workshop resultará a pintura de um Mural no Museu Rural e do Vinho.

O resultado das técnicas que o formador João Domingos (conhecido como BiGod), partilhou com os jovens artistas ao longo dos quatro dias, já pode começar a ser visto numa das paredes laterais do Museu Rural e do Vinho, no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, no Cartaxo.

O workshop decorreu de 14 a 17 de Outubro, no âmbito da Lezíria Imaterial – a linha de programação artística em execução nos municípios da Lezíria do Tejo –, programação que, no concelho do Cartaxo, é organizada e acompanhada pela área de Cultura da Câmara Municipal.

João Domingos coordenou quer a formação dos participantes, com enfoque na técnica de pintura com stencil, quer o projecto final que foi construído previamente com a área de Cultura do Município, responsável pelo Museu Rural e do Vinho. Apresentação da técnica de stencil; apresentação do trabalho, evolução da técnica; experimentação de corte de stencil; pintura do stencil em outros suportes; escolha da imagem a trabalhar para a pintura em mural; explicação de processos até ao stencil final; corte e aplicação do stencil, foram as fases do workshop ministrado por João Domingos.

Durante o mês de Outubro, a Câmara Municipal do Cartaxo, propõe a participação da população em outros dois workshops na área da expressão artística: Estátua Vivas, a decorrer até este sábado, dia 23 e Cinema Documental, Vale, entre 25 e 29 de Outubro, com inscrições em aberto a partir dos 15 anos, num limite de 10 participantes (hello@wavesofyouth.com), em que o tema será ‘A vinha e o vinho’, dinamizado pelo WAVES OF YOUTH e coordenado por Miguel Canaverde e Pedro Mourinha, possibilita aos participantes construir um documentário sobre o património imaterial do concelho do Cartaxo ligado à vinha e ao vinho. O documentário final será exibido ao público no Dia Internacional do Cinema, dia 29 de Outubro, pelas 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo.

O Plano de Acção Programação em Rede / Lezíria do Tejo é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em parceria com os 11 municípios que a integram e conta com o apoio financeiro da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.

Leia também...

Dezenas de barcos e milhares de pessoas esperados na tradicional bênção em Constância

Cerca de 50 embarcações engalanadas e milhares de pessoas são esperadas no fim de semana da Páscoa em Constância, nas festas do concelho e…

Teatro Sá da Bandeira divulga programação para 2026

Carolina Deslandes, “O Amor é Fodido” e “Murmúrios de Pedro e Inês” são algumas das ofertas culturais que podem ser vistas no teatro, durante…

Festival Celestino Graça põe Santarém a dançar

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FqpjzaQWg8Y&w=560&h=315] Decorreu hoje a inauguração oficial do Festival Celestino Graça junto ao busto do seu fundador, momento ao qual se seguiu uma gala…

5.ª edição do Encontro Internacional de Piano de Sardoal em formato digital

A pandemia covid-19 e as restrições por ela impostas, obrigaram o Município de Sardoal e a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne a…