O Museu Taurino da Praça de Toiros do Campo Pequeno (agora baptizada “Campo Pequeno – Sagres”) terá fechado para sempre as suas portas, não havendo interesse da empresa de Álvaro Covões na sua manutenção.

O primeiro Museu do Campo Pequeno, inaugurado no ano de 1937, viu o seu espólio misteriosamente desaparecido na década de 1980, quando ali foi empresário o matador de toiros Fernando dos Santos. Entretanto, após as obras de recuperação e de adaptação da Praça de Toiros, foi inaugurado um novo Museu, em Junho de 2015, com espólio cedido pelo Grupo Tauromáquico “Sector 1” e que foi, posteriormente, enriquecido com valiosas peças oferecidas por toureiros e forcados, estando instalado no primeiro andar do torreão direito da Praça de Toiros.

O Museu encerrou em 2020 devido à pandemia da Covid-19, e a empresa Plateia Colossal, de Álvaro Covões, anunciou no site oficial do Campo Pequeno que “logo que seja possível a reabertura do nosso espaço museológico, transmitiremos essa informação”. Até hoje…

Com a expressão tauromáquica reduzida à mínima insignificância na actual programação do “Campo Pequeno – Sagres”, a expectativa é grande em saber o que vai acontecer àquele espólio e qual será a atitude de quem cedeu peças para estarem em exposição no Museu. Naturalmente, haverá sempre o recurso à reversão do espólio cedido, mas o que lhe irá acontecer no futuro?

Leia também...

Centro histórico de Torres Novas privilegia peões

O centro histórico de Torres Novas é, a partir de hoje, Zona Residencial de Coexistência (ZRC), com condicionamentos ao tráfego automóvel para favorecer o…

Chamusca recebe FestFado Ribatejo

A Chamusca vai receber, a 17 de Junho, o segundo espetáculo integrado no ciclo de seis espetáculos do FestFado Ribatejo, o grande festival do…

Aprovado protocolo com juntas para compra de “kits” para incêndios em Ourém

A Câmara de Ourém aprovou um protocolo de colaboração com várias freguesias para financiar a aquisição de “kits” de primeira intervenção para combate a…

Encontro regional de núcleos da Liga dos Combatentes em Santarém

O auditório Rui Manhoso, em Santarém, foi palco da reunião regional de núcleos da Liga dos Combatentes, durante a manhã de terça-feira 7 de…