O Museu Taurino da Praça de Toiros do Campo Pequeno (agora baptizada “Campo Pequeno – Sagres”) terá fechado para sempre as suas portas, não havendo interesse da empresa de Álvaro Covões na sua manutenção.

O primeiro Museu do Campo Pequeno, inaugurado no ano de 1937, viu o seu espólio misteriosamente desaparecido na década de 1980, quando ali foi empresário o matador de toiros Fernando dos Santos. Entretanto, após as obras de recuperação e de adaptação da Praça de Toiros, foi inaugurado um novo Museu, em Junho de 2015, com espólio cedido pelo Grupo Tauromáquico “Sector 1” e que foi, posteriormente, enriquecido com valiosas peças oferecidas por toureiros e forcados, estando instalado no primeiro andar do torreão direito da Praça de Toiros.

O Museu encerrou em 2020 devido à pandemia da Covid-19, e a empresa Plateia Colossal, de Álvaro Covões, anunciou no site oficial do Campo Pequeno que “logo que seja possível a reabertura do nosso espaço museológico, transmitiremos essa informação”. Até hoje…

Com a expressão tauromáquica reduzida à mínima insignificância na actual programação do “Campo Pequeno – Sagres”, a expectativa é grande em saber o que vai acontecer àquele espólio e qual será a atitude de quem cedeu peças para estarem em exposição no Museu. Naturalmente, haverá sempre o recurso à reversão do espólio cedido, mas o que lhe irá acontecer no futuro?

Leia também...

Carta Arqueológica Municipal apresentada em Alcanede

A Carta Arqueológica Municipal foi apresentada numa sessão que teve lugar esta sexta-feira, dia 7, pelas 21h30 na sala da assembleia da Junta de…

Torres Novas recebe lançamento do livro «Humberto Delgado, o caminho para a liberdade»

O Município de Torres Novas vai promover, no dia 15 de maio, a partir das 18 horas, no CHUDE-Centro Humberto Delgado, o lançamento do…

Assaltava farmácias com seringa

Um homem de 60 anos foi detido em flagrante delito na sexta-feira passada, por suspeita da prática de vários crimes de roubo em farmácias,…

Proteção Civil regista mais de mil ocorrências a maioria em Lisboa e Vale do Tejo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou ontem 1.069 ocorrências, até às 18:00, relacionadas com a chuva e vento fortes, principalmente…