O Museu Taurino da Praça de Toiros do Campo Pequeno (agora baptizada “Campo Pequeno – Sagres”) terá fechado para sempre as suas portas, não havendo interesse da empresa de Álvaro Covões na sua manutenção.

O primeiro Museu do Campo Pequeno, inaugurado no ano de 1937, viu o seu espólio misteriosamente desaparecido na década de 1980, quando ali foi empresário o matador de toiros Fernando dos Santos. Entretanto, após as obras de recuperação e de adaptação da Praça de Toiros, foi inaugurado um novo Museu, em Junho de 2015, com espólio cedido pelo Grupo Tauromáquico “Sector 1” e que foi, posteriormente, enriquecido com valiosas peças oferecidas por toureiros e forcados, estando instalado no primeiro andar do torreão direito da Praça de Toiros.

O Museu encerrou em 2020 devido à pandemia da Covid-19, e a empresa Plateia Colossal, de Álvaro Covões, anunciou no site oficial do Campo Pequeno que “logo que seja possível a reabertura do nosso espaço museológico, transmitiremos essa informação”. Até hoje…

Com a expressão tauromáquica reduzida à mínima insignificância na actual programação do “Campo Pequeno – Sagres”, a expectativa é grande em saber o que vai acontecer àquele espólio e qual será a atitude de quem cedeu peças para estarem em exposição no Museu. Naturalmente, haverá sempre o recurso à reversão do espólio cedido, mas o que lhe irá acontecer no futuro?

Leia também...

Serviço de Pneumologia do HDS implementa técnica inovadora no tratamento do derrame pleural

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou recentemente uma técnica inovadora para o tratamento e alívio de sintomas em doentes com derrame pleural recorrente.…

Caminhos da Água levam oferta cultural a concelhos da região

A programação cultural em rede Caminhos da Água leva, este fim de semana, “uma oferta cultural rica e diversificada” a vários concelhos da região,…

“Promessas do Rejoneio” – Final com dois portugueses

Tristão Telles de Queiroz esteve em plano superior no seu debute em Espanha, cortando três orelhas e um rabo e saindo em ombros em…

Teatro “Botto em palavras” assinala 126.º aniversário do nascimento do poeta

O Grupo de Teatro Palha de Abrantes vai homenagear na quinta-feira o poeta e escritor António Boto (1897-1959), natural de Concavada (Abrantes), com a…