O Museu Taurino da Praça de Toiros do Campo Pequeno (agora baptizada “Campo Pequeno – Sagres”) terá fechado para sempre as suas portas, não havendo interesse da empresa de Álvaro Covões na sua manutenção.

O primeiro Museu do Campo Pequeno, inaugurado no ano de 1937, viu o seu espólio misteriosamente desaparecido na década de 1980, quando ali foi empresário o matador de toiros Fernando dos Santos. Entretanto, após as obras de recuperação e de adaptação da Praça de Toiros, foi inaugurado um novo Museu, em Junho de 2015, com espólio cedido pelo Grupo Tauromáquico “Sector 1” e que foi, posteriormente, enriquecido com valiosas peças oferecidas por toureiros e forcados, estando instalado no primeiro andar do torreão direito da Praça de Toiros.

O Museu encerrou em 2020 devido à pandemia da Covid-19, e a empresa Plateia Colossal, de Álvaro Covões, anunciou no site oficial do Campo Pequeno que “logo que seja possível a reabertura do nosso espaço museológico, transmitiremos essa informação”. Até hoje…

Com a expressão tauromáquica reduzida à mínima insignificância na actual programação do “Campo Pequeno – Sagres”, a expectativa é grande em saber o que vai acontecer àquele espólio e qual será a atitude de quem cedeu peças para estarem em exposição no Museu. Naturalmente, haverá sempre o recurso à reversão do espólio cedido, mas o que lhe irá acontecer no futuro?

Leia também...

Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém recebeu 1ª Edição do Integra 23

A Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico de Santarém acolheu…

Fisioterapeuta do União de Santarém recebe Cartão Branco

O fisioterapeuta, José Antunes, recebeu ontem, no jogo frente ao 1⁰ Dezembro,…

Santarém Cultura apresenta Noite de Reis, Guerrilha Urbana e Quarto Triplo

O Teatro Sá da Bandeira recebe, nos próximos dias 22 e 23…

Piscinas descobertas do Cartaxo com entrada gratuita no Dia Internacional da Juventude

As Piscinas Municipais Descobertas do Cartaxo comemoram o Dia Internacional da Juventude,…