Música, teatro, dança, são ingredientes que pautados por exigência de qualidade preenchem o programa de espectáculos do Círculo Cultural Scalabitano. O Teatro Taborda é o espaço normal destas apresentações, embora muitas vezes se utilizem outros espaços quer do próprio Círculo, quer da cidade.

Este ano, a Temporada abre com musica erudita (clássica), apresentando no dia 11 de Maio, um concerto pelo “Duo Tessitori”, com obras de Franz Schubert e Graham Whettam. Dois Contos é o título dado ao concerto e o objectivo é contar duas grandes histórias separadas por um século. Neste segundo concerto o duo interpreta Serenade de Graham Whettam escrita originalmente para Viola D´Arco e Guitarra e a magistral Sonata Arpeggione de Franz Schubert, adaptada pelo próprio ensemble.

O “Duo Tessitori” é formado pelo nosso conhecido e apreciado concertista João Loureiro, que depois de alguns anos em que construiu uma sólida carreira de músico, compositor e professor, em Londres, se veio a radicar em Santarém, para gáudio dos amantes da boa música e dos que queiram com ele aprender os segredos de um instrumento tão exigente como a Guitarra clássica. Com o João, estará a mestria da Viola d’Arco, interpretada por Isabel Pereira, também ela uma reconhecida interprete deste instrumento e também com carreira feita em Inglaterra, onde tem atuado com grandes orquestras. Refira-se ainda que ambos integram o conjunto de professores da academia de musica do Círculo Cultural Scalabitano.

O concerto tem uma duração prevista de 60 minutos e de correrá no Teatro Taborda, podendo ser feitas inscrições e reservas para o Tel. N.º 243 321 150.

Também no Teatro Taborda se apresenta, no domingo dia 12 maio, às 16H00, desta feita para os mais novos, o espectáculo “O Sonho do Palhaço Soneca”, espectáculo criado a partir de um texto original de Eliseu Raimundo, que partilhou a encenação com Angelina Madeira.

Proposta que reflecte claras preocupações ambientais, apresenta-nos uma viagem imaginária em que, numa interacção constante com o público, o palhaço Soneca, percorre os caminhos da poluição e da destruição da floresta, reflectindo em conjunto com a assistência sobre como recuperar e preservar o planeta.

Está é uma das últimas produções do Veto Teatro Oficina, grupo que este ano celebra cinquenta anos de actividade teatral ininterrupta e dedica-se às crianças, aqui consideradas como principal instrumento de mudança das práticas humanas face ao ambiente.

O espectáculo, tem cenografia com magnificas pinturas de Angelina Madeira e do elenco, fazem parte: António Júlio Santos, Eliseu Raimundo, Filomena Caetano, Francisco Selqueira, Mário Marcos, Rafael Raimundo (maiores de 6 anos)

O espetáculo decorrerá no Teatro Taborda e tal como no caso anterior, as reservas podem ser feitas para o Tel. N.º 243 321 150.

Leia também...

Festa do Vinho & Pão no Cartaxo começa hoje por via digital

Apesar da Festa do Vinho & Pão ter sido cancelada devido à…

José Luís Peixoto apresentou obra literária que vai criar rota cultural em Abrantes, Constância e Sardoal

O escritor José Luís Peixoto esteve esta quinta-feira, 23 de Junho, em…

António Canavarro inaugura ciclo de exposições de artes plásticas

Uma exposição de pintura de António Canavarro, com curadoria de Fernanda Narciso,…

Museu Nacional Ferroviário disponibiliza viagem virtual ao mundo dos comboios

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, está a celebrar o Ano…