Música, teatro, dança, são ingredientes que pautados por exigência de qualidade preenchem o programa de espectáculos do Círculo Cultural Scalabitano. O Teatro Taborda é o espaço normal destas apresentações, embora muitas vezes se utilizem outros espaços quer do próprio Círculo, quer da cidade.

Este ano, a Temporada abre com musica erudita (clássica), apresentando no dia 11 de Maio, um concerto pelo “Duo Tessitori”, com obras de Franz Schubert e Graham Whettam. Dois Contos é o título dado ao concerto e o objectivo é contar duas grandes histórias separadas por um século. Neste segundo concerto o duo interpreta Serenade de Graham Whettam escrita originalmente para Viola D´Arco e Guitarra e a magistral Sonata Arpeggione de Franz Schubert, adaptada pelo próprio ensemble.

O “Duo Tessitori” é formado pelo nosso conhecido e apreciado concertista João Loureiro, que depois de alguns anos em que construiu uma sólida carreira de músico, compositor e professor, em Londres, se veio a radicar em Santarém, para gáudio dos amantes da boa música e dos que queiram com ele aprender os segredos de um instrumento tão exigente como a Guitarra clássica. Com o João, estará a mestria da Viola d’Arco, interpretada por Isabel Pereira, também ela uma reconhecida interprete deste instrumento e também com carreira feita em Inglaterra, onde tem atuado com grandes orquestras. Refira-se ainda que ambos integram o conjunto de professores da academia de musica do Círculo Cultural Scalabitano.

O concerto tem uma duração prevista de 60 minutos e de correrá no Teatro Taborda, podendo ser feitas inscrições e reservas para o Tel. N.º 243 321 150.

Também no Teatro Taborda se apresenta, no domingo dia 12 maio, às 16H00, desta feita para os mais novos, o espectáculo “O Sonho do Palhaço Soneca”, espectáculo criado a partir de um texto original de Eliseu Raimundo, que partilhou a encenação com Angelina Madeira.

Proposta que reflecte claras preocupações ambientais, apresenta-nos uma viagem imaginária em que, numa interacção constante com o público, o palhaço Soneca, percorre os caminhos da poluição e da destruição da floresta, reflectindo em conjunto com a assistência sobre como recuperar e preservar o planeta.

Está é uma das últimas produções do Veto Teatro Oficina, grupo que este ano celebra cinquenta anos de actividade teatral ininterrupta e dedica-se às crianças, aqui consideradas como principal instrumento de mudança das práticas humanas face ao ambiente.

O espectáculo, tem cenografia com magnificas pinturas de Angelina Madeira e do elenco, fazem parte: António Júlio Santos, Eliseu Raimundo, Filomena Caetano, Francisco Selqueira, Mário Marcos, Rafael Raimundo (maiores de 6 anos)

O espetáculo decorrerá no Teatro Taborda e tal como no caso anterior, as reservas podem ser feitas para o Tel. N.º 243 321 150.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…