A NERSANT sensibilizou uma plateia composta por desempregados, a criar o seu próprio emprego, numa iniciativa do CLDS4G Alcanena. Na sessão, onde estiveram presentes cerca de 40 participantes, a associação empresarial começou por dar a conhecer o seu programa de apoio ao empreendedorismo, explicando que a criação do próprio emprego é uma alternativa viável à procura de emprego por conta de outrem.

Na sessão, esteve em destaque o Empreende XXI, programa que deverá abrir até ao final do ano e que será um apoio muito interessante para quem pretenda investir na criação da sua própria empresa.

A NERSANT explicou na sessão de esclarecimentos que o programa Empreende XXI vai financiar até 85% a criação de empresas por desempregados inscritos no IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional – com ou sem subsídio de desemprego – com um investimento total até 175 mil euros. O apoio divide-se na atribuição de um subsídio não reembolsável até ao limite de 40% do investimento elegível e um empréstimo sem juros, até ao limite de 45%. São elegíveis investimentos em máquinas e equipamentos, mobiliário e outro equipamento de escritório, investimentos em equipamento informático e software, investimentos na área da transição digital (websites, lojas online, gestão e dinamização de redes sociais), despesas com obras de adaptação e remodelação das instalações, aquisição de viaturas (caso sejam indispensáveis para a implementação do projeto) e fundo de maneio referente ao projeto, até 50% do investimento elegível (com o limite de 4.432,00€).

Para além da ajuda financeira para a criação de empresas e à criação do próprio emprego, os beneficiários do programa receberão formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo e terão a possibilidade de se instalarem em incubadoras, se necessário. Embora o aviso para candidatura não esteja ainda aberto, a NERSANT está já a receber intenções de participação dos desempregados interessados em constituir a sua própria empresa com o apoio deste programa, uma vez que irá apoiar as candidaturas dos empreendedores da região.

Os empreendedores interessados em começar a prepara a sua candidatura ao Empreende XXI podem submeter a sua ideia de negócio no porta Sítio do Empreendedor, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/, de modo a que a equipa de apoio ao empreendedorismo da NERSANT possa iniciar os trabalho de apoio ao desenvolvimento do projeto. Para mais informações podem ser obtidas através dos contactos sitiodoempreendedor@nersant.pt ou 249 839 500.

Leia também...

Município da Chamusca atribui apoios a estudantes do Concelho

O Município da Chamusca atribuiu este ano 69 Bolsas de Estudo (mais sete do que o ano passado) e sete Bolsas de Mérito, no…

O espírito académico e boémio de João Moreira

Convidado o Grupo “Guitarra e Canto de Coimbra” do Centro Cultural Regional de Santarém no ano de 1987 para actuar, após momento de folclore,…

Festival de Folclore regressa a Vale de Cavalos

O XXIII Festival de Folclore do Grupo Etnográfico Paúl da Trava, pertencente à ADEPEC em Vale de Cavalos, está de volta nos dias 16,…

“O que está a acontecer na Falua é o resultado do trabalho de uma grande equipa”

A Falua foi distinguida como “Empresa do Ano” na cerimónia anual de entrega dos prémios “Melhores do Ano 2020” pela revista Grandes Escolhas. A…