A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e Agrocluster Ribatejo vão receber na região, nos dias 24 e 25 de Outubro, o Programa de Protecção do Conhecimento SIS – Serviço de Informações de Segurança, através do qual as organizações portuguesas são desafiadas a reflectir sobre a importância da protecção do conhecimento e da informação sensível, num mundo concorrencial e simultaneamente aberto às parcerias e às oportunidades da globalização.
A segurança económica constitui, actualmente, um dos pilares centrais da segurança dos Estados modernos e desenvolvidos. O crescente número de casos de espionagem económica ocorridos recentemente levou o SIS a promover um programa de sensibilização que pretende alertar entidades e empresas em Portugal para as ameaças de espionagem, sensibilizando-as para a importância da protecção do conhecimento.
Contextualizar a realidade nacional relativamente às questões da segurança e da espionagem, identificar atores e métodos de atuação da espionagem económica, partilhar casos concretos e recentes que visaram entidades nacionais, bem como identificar um conjunto de sugestões que permitam reforçar os níveis de segurança, são alguns dos objetivos das sessões de esclarecimento, que se realizam dia 24 de outubro, em Torres Novas e dia 25, em Santarém, das 15h00 às 16h30.
Para além da exposição do fenómeno da espionagem e da comunicação de alguns conselhos de segurança, os seminários darão ainda a conhecer alguns casos práticos, com possibilidade de debate e esclarecimento de dúvidas por parte da plateia.
As sessões são de presença gratuita para todos os interessados, mas carecem de inscrição obrigatória no portal da NERSANT, em www.nersant.pt. O Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos está também disponível para esclarecimentos adicionais sobre as sessões, através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 500.