Depois de ter inaugurado em 2016 a Startup Santarém, a NERSANT acaba de alargar a sua rede de incubadora de empresas – a que chama “Startup Ribatejo” – com a inauguração, dia 20 de Junho, da Startup Ourém, precisamente um ano após a assinatura do protocolo que formalizou a parceria entre a associação empresarial e o Município.
A inauguração integrou o programa do Dia da Cidade de Ourém e contou com a presença do Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, Hélder Miguel, da Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
Maria Salomé Rafael, enfatizou no discurso da sessão inaugural, o percurso de apoio ao empreendedorismo da NERSANT. “Há mais de 20 anos que apoiamos o empreendedorismo e a criação de empresas. Apesar de ser um conceito que está na moda, praticamo-lo há muito tempo, desde o apoio ao empreendedorismo nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, até ao apoio à criação efectiva de empresas. Temos neste momento sete colaboradores inteiramente dedicados ao apoio ao empreendedorismo”, referiu a Presidente da Direcção da NERSANT, que fez questão de vincar que, graças também a este apoio, “as startups apoiadas pela NERSANT têm uma taxa de mortalidade de 11% ao fim de dois anos, percentagem consideravelmente melhor que a média nacional, que está nos 48%”.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, afirmou que “este é um passo importante sobretudo para os jovens do concelho que queiram dar os primeiros passos no mundo empresarial e que não têm possibilidade de ter um espaço próprio para a sua empresa”.
Hélder Miguel, Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, que passa agora também a estar instalado nesta infraestrutura, mostrou-se visivelmente emocionado com a criação da Startup Ourém. No seu discurso inspirador, garantiu que “a direcção deste núcleo tudo vai fazer para apoiar a criação e desenvolvimento de empresas neste concelho e para dinamizar o espaço agora criado”.
A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque abordou a importância do poder local e do trabalho em rede, congratulando a NERSANT e o Município “por serem um exemplo desta dinâmica”. Afirmou ainda que “é extremamente importante a criação de infraestruturas para fixar jovens na região e quadros qualificados nesta região”, enfatizando posteriormente os apoios do Governo para apoiar o desenvolvimento regional, nomeadamente o SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, “cujas candidaturas vão reabrir em breve e com novidades que vão agradar as novas empresas”.
A nova infraestrutura, cujas cedência do espaço e obras de adaptação estiveram ao cargo do Município, vai agora poder acolher 30 empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, para além de acolher o Núcleo NERSANT de Ourém, que se muda para o espaço para prestar apoio técnico e esclarecimentos aos empreendedores incubados, apoiar tecnicamente o desenvolvimento de novas ideias de negócio, dinamizar acções de informação e formação e até estruturar eventuais candidaturas a fundos comunitários.
De referir que a Startup Ourém está situada no edifício que foi sede do Centro de Recuperação Infantil Ouriense, na Praceta Professor António de Oliveira, na cidade de Ourém, após a realização de obras de adaptação. Neste momento, estão já instaladas quatro empresas, tendo o espaço capacidade para receber 30.