A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, tem um novo projecto financiado aprovado pelos fundos comunitários, que combina formação profissional e formação em contexto de trabalho para desempregados. As empresas e entidades que desejem acolher os estagiários, sem qualquer custo, podem desde já contactar a associação. O mesmo acontece aos desempregados que queiram fazer a formação.

“Operador/a de Logística”, “Assistente Administrativo/a”, “Agente em Geriatria” e “Cuidador/a de Crianças e Jovens”. São estes os cursos, com duração de 300 horas, que estão disponíveis para inscrição ao abrigo do projecto financiado que a NERSANT está a dinamizar, o Vida Activa QUALIFICA +.

Após a formação em sala, no sentido de complementar e reforçar a aquisição de competências tecnológicas, potenciando, desta forma, a empregabilidade, os formandos realizarão a Formação Prática em Contexto de Trabalho, ou seja, estágio, igualmente com a duração aproximada de 3 meses.

Disponível para desempregados inscritos nos Serviços de Emprego do IEFP, e, cumulativamente, inscritos num Centro Qualifica, com habilitações escolares iguais ou superiores ao 4.º ano e inferiores ao 9.º ano, os participantes na formação terão direito a uma bolsa, a atribuir a pessoas em situação de desemprego com idade igual ou superior a 23 anos (a bolsa não é atribuída a desempregados beneficiários de subsídio de desemprego, subsídio social de desemprego e rendimento social de inserção), a encargos com a alimentação e transporte e ainda a um seguro de acidentes pessoais. A formação decorrerá em regime laboral, a tempo parcial, com uma carga horária semanal máxima de 28 horas. Quanto ao estágio, as empresas ou entidades da economia social que pretendam acolher os estagiários, não terão qualquer encargo com os mesmos.

A Medida Vida Activa QUALIFICA + vai assim permitir aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos desempregados, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

NERSANT organizou sessões de apresentação para as IPSS

Uma vez que dois dos cursos no âmbito da Medida Vida Activa Qualifica + são da área social, a NERSANT convidou as entidades da região a conhecer este projecto, tendo realizado nos dias 27 e 28 de novembro, sessões de esclarecimento sobre a mesma.

Nas reuniões, marcaram presença diversas instituições da região que se mostraram bastante agradadas com a realização deste projecto, que vem colmatar algumas das necessidades de formação sentidas nas suas instituições.

Nas sessões, a NERSANT convidou ainda as entidades a identificar formandos do seu interesse para frequentar a acção de formação e estágio, nas suas instalações.

Ao todo, nas suas sessões de esclarecimento, realizadas em Torres Novas e Santarém, estiveram presentes cerca de 40 entidades da economia social da região. De referir que a Medida Vida Activa QUALIFICA + é financiada através dos fundos comunitários, nomeadamente através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (PO ISE).

Leia também...

Padre Fernando Campos morre aos 93 anos vítima de Covid-19

O padre Fernando Campos da Silva morreu na madrugada deste domingo, 24 de Janeiro, aos 93 anos de idade, vítima de covid-19. Segundo a…

Conferência sobre o crescimento e sustentabilidade no Sardoal

O Centro Cultural Gil Vicente recebe no próximo dia 11 de Fevereiro, a partir das 14h30m, uma conferência subordinada ao tema “Crescimento e Sustentabilidade…

Novo ‘software’ controla agricultura vertical desde a semente à embalagem

Uma ‘startup’ portuguesa desenvolveu um ‘software’ que controla o processo de produção de hortícolas e aromáticas em hidroponia desde a semente até à embalagem, optimizando…

PJ detém homem por abuso sexual de crianças no Porto Alto

No passado domingo, dia 21, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou que deteve um homem, de 21 anos, suspeito da práctica de três crimes de…