Imagem ilustrativa

Nove distritos do continente vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), face aos efeitos previstos da depressão Martinho, segundo o IPMA.

Portugal continental vai ser afetado por uma nova depressão já na quarta e quinta-feira que vai trazer também chuva persistente e por vezes forte.

Os distritos de Viseu, Castelo Branco, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 00:00 e as 06:00 de quinta-feira, passando depois a amarelo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também sob aviso laranja os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja por causa da chuva, por vezes forte, que pode ser ocasionalmente acompanhada de trovoada entre as 21:00 de quarta-feira e as 06:00 de quinta-feira.

Sob aviso laranja estão ainda os distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa da agitação marítima forte entre o final do dia de hoje e as 03:00 de quarta-feira, passando depois a amarelo.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para Bragança por causa do vento forte (entre as 12:00 de quarta-feira e as 15:00 de quinta-feira).

Portalegre, Évora e Santarém vão estar igualmente sob aviso amarelo por causa da chuva desde o final da tarde de hoje e até à manhã de quarta-feira e devido ao vento forte entre as 12:00 de quarta-feira e as 09:00 de quinta-feira.

Segundo o IPMA, até sexta-feira o acumulado total de precipitação deverá ser entre 50 e 100 milímetros nas regiões Centro e Sul e no litoral Norte, podendo ser pontualmente superior no litoral Centro.

A chuva pode ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para os 1500 metros na sexta-feira.

A depressão Martinho vai trazer também um aumento da intensidade do vento, que vai soprar de sul/sueste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 90 km/h, em especial no litoral, e 110 a 120 km/h nas terras altas.

Está prevista também a agitação marítima, esperando-se ondas de sudoeste com 04 a 05 metros a sul do Cabo Carvoeiro e 03 a 04 metros a norte do referido cabo.

“Tendo em conta a incerteza na evolução da depressão Martinho aconselha-se o acompanhamento das atualizações das previsões e dos avisos meteorológicos”, refere o IPMA em comunicado.

Leia também...

Alunos de Artes Visuais expõem no Entroncamento

A Galeria Municipal do Entroncamento recebe entre os dias 18 e 31…

Dois funcionários da Câmara de Torres Novas suspeitos de corrupção suspensos de funções

Os dois funcionários da Câmara de Torres Novas (Santarém) suspeitos de corrupção…

Município do Entroncamento entrega viatura elétrica ao Centro de Saúde

O Município do Entroncamento procedeu à entrega de uma viatura elétrica, Citroen…
Foto ilustrativa

Centro de Recolha de Animais de Santarém convida famílias a acolher animais temporariamente

O Município de Santarém, com competências de gestão do Canil e do…