O núcleo de formação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) tem realizado, ao longo do mês de Outubro, acções de formação externas de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e de Suporte Avançado de Vida.

No dia 9, a formação realizou-se na Escola Superior de Saúde de Aveiro, com dois cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBVDAE), para 34 profissionais, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos, do Hospital da Luz de Aveiro. E no sábado, dia 16, o curso teve lugar no Hospital da Luz de Coimbra, para 24 profissionais das mesmas áreas.

Este curso permite consolidar conhecimentos, melhorar competências e adquirir novas atitudes na área da reanimação, para que os profissionais sejam considerados aptos para executar correctamente a abordagem da vítima, em paragem cardiorrespiratória, com utilização do desfibrilhador automático externo, à luz dos conhecimentos actuais.

Ainda este mês, nos dias 22 e 23, o Núcleo de Formação do CHMT realizará o curso de Suporte Avançado de Vida (SAV), no Hospital da Luz de Coimbra.

Este último, destina-se apenas a médicos e enfermeiros, e para além de consolidar conhecimentos e adquirir novas atitudes na área da reanimação, treina os profissionais como team leaders em equipas de reanimação e treina os profissionais em situações de paragem e peri paragem cardiorrespiratória.

A formação ministrada pelo Núcleo de Formação do CHMT é, desde 2018, acreditada pelo European Resuscitation Council (ERC) e pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), sendo o Núcleo autónomo, na formação de cursos de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, Suporte Imediato de Vida e Suporte Avançado de Vida.

Leia também...

Ameaça de bomba na junta de freguesia de Benavente foi falso alarme

A ameaça de bomba na sede da Junta de Freguesia de Benavente, que foi evacuada ao princípio da tarde de hoje depois de uma…

Homem detido para cumprimento de prisão efectiva em Coruche

Um homem, de 30 anos, foi detido pela GNR para o cumprimento de pena de prisão efectiva, no concelho de Coruche. Em comunicado, a…

Abrantes aprova novo PDM em revisão há mais de 20 anos

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou hoje o novo Plano Diretor Municipal (PDM), um trabalho iniciado há mais de 20 anos que prevê para o território…

Santarém já tem posto de carregamento ultrarápido

Santarém já tem um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), instalado, junto ao Complexo Aquático Municipal. O posto foi inaugurado por Ricardo Gonçalves, presidente…