Agosto é mês de início de épocas desportivas.
Tempo para todas as esperanças e desejos quanto a resultados que só serão conhecidos lá para maio ou junho, mas já de 2023.
No concelho de Santarém, são quase três dezenas de Clubes e Associações que desenvolvem a sua atividade.
Do futebol à dança, do karaté ao ténis, do basket ao rugby, do futsal ao hóquei em patins, do judo ao kempo, do volley à petanca, e muitos outros.
São milhares de praticantes. Distribuídos por escalões que vão dos 6 anos aos veteranos.
Os Clubes e Associações que continuam a investir no desporto, merecem o nosso elogio, reconhecimento e apoio.
Todos sabemos das condições que o concelho oferece e julgo que também todos reconhecem que estão muito aquém das necessidades dos Clubes.
Mas, os Clubes e Associações continuam a fazer os seus caminhos. Não desistem, persistem.
Cada um com os seus objetivos.
Dos Clubes de fora da sede do concelho, como o Amiense, o Pernes, ou o Moçarriense, que continuam a desenvolver o deporto e o futebol, fundamentalmente na formação, sendo que o Amiense regressou ao basket, criando condições num pavilhão melhorado e renovado para a prática deste desporto.
As Associações e Clubes de Dança do concelho, que continuam a sua aposta, tentando inovar e melhorar o nível dos seus atletas, dançarinos e bailarinos, com espetáculos com melhores e maiores produções.
As Associações e Clubes das Artes Marciais, de vários estilos de Karaté, já com muita tradição no nosso concelho, até ao Kempo Chinês.
Do Vitória Clube de Santarém, um dos maiores Clubes nacionais em formação de Futsal, e que tem brilhado e evoluído, com equipas masculinas e femininas, ao São Vicentense, que em maio passado venceu a Taça de Futsal Seniores Masculinos da Associação de Futebol de Santarém.
Dos históricos União Desportiva de Santarém à Associação Académica de Santarém, que continuam a formar jogadores e homens, tentando cimentar as suas equipas ao nível distrital e nacional, com a União a fazer o seu caminho de recuperação e a Briosa com duas equipas a disputar os campeonatos nacionais, em iniciados e juvenis.
O hóquei e o basket, que em boa hora reapareceram em Santarém, envolvendo hoje muitos jovens do concelho apaixonados por estes desportos, com o basket a formar atletas que vão despertando o interesse de Clubes de dimensão nacional.
Do ténis à canoagem, ambos com forte atividade, realçando-se o caso do ténis que soube aproveitar, e bem, o padel para atrair ainda mais atletas e associados.
Do atletismo, ao judo, passando pela ginástica, praticados em diversos Clubes e Associações do concelho, mantendo o seu espaço, sendo que a Ginástica, com o envolvimento da Briosa, em muito cresceu e se afirmou.
E dos Caixeiros, Grupo de Futebol dos Empregados no Comércio de Santarém, histórico do hóquei, do ténis de mesa e do andebol e que agora aparece em força no Teqball.
Do rugby ao volley, ambos praticados no Rugby Clube de Santarém, em que os seniores no rugby tudo tentarão para que à terceira seja de vez, tentando alcançar a divisão principal da modalidade, tendo ainda os Sub. 16 a disputar a principal divisão nacional, e com o volley, depois do sucesso em atletas femininas, este ano irá regressar o volley masculino a Santarém.
São milhares de atletas envolvidos e a praticar desporto. Por este concelho fora.
Com muitos sonhos e objetivos.
Com os Clubes e Associações com a clara noção de que, para além dos resultados, investir em desporto é investir em saúde e em educação.
Ricardo Segurado
Jurista