O município de Ourém vai gerir a lotação da praia fluvial do Agroal a partir do dia 1 de Julho, com o controlo efectuado à entrada, anunciou o presidente da autarquia.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Albuquerque (Coligação Ourém Sempre PSD/CDS-PP), a abertura oficial da praia será efectuada com o hastear da Bandeira Azul, atribuída pelo quarto ano consecutivo, e com as regras de afastamento social asseguradas.

“As casas de banho serão higienizadas de acordo com a lei – terão uma equipa em permanência -, e a cafetaria irá abrir, tendo sido já apresentadas propostas para a sua concessão. O controlo de entradas far-se-á junto à cancela por um funcionário da autarquia ou por um segurança”, explicou Luís Albuquerque.

A lotação da praia do Agroal só ficará definida após uma reunião com a autoridade de saúde do concelho de Ourém, e com as “outras entidades que prestam serviço no local”.

A praia do Agroal vai continuar a ter nadador-salvador e a presença dos bombeiros voluntários, e funcionará das 09h00 às 19h00.

Com a chegada do calor, várias pessoas já se deslocaram no último fim de semana àquela praia fluvial. Luís Albuquerque afirmou que até ao dia 01 de Julho terá de “ser o bom senso” dos cidadãos a garantir o distanciamento social.

“Se verificarmos que existe um aglomerado excessivo de pessoas teremos de contactar as autoridades”, disse o autarca.

Luís Albuquerque informou ainda que a praia ainda tem as comportas abertas, pelo que “tem o nível muito baixo”.

“Até 1 de Julho iremos realizar acções de limpeza e colocar mais areia na praia, para receber as pessoas nas condições que merecem”, adiantou.
A construção de passadiços no local só deverá avançar para “Outubro ou Novembro”.

Pelo quarto ano consecutivo, a Praia Fluvial do Agroal vai hastear a Bandeira Azul, símbolo que reconhece as qualidades deste ex-libris do concelho de Ourém enquanto destino turístico, mas também o valor e interesse ambientais deste espaço natural.

A distinção tem por base critérios rigorosos que obedecem a requisitos tão variados como Gestão Ambiental e Equipamentos, Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Segurança e Serviços, entre outros.

Leia também...

Município de Coruche reforça aposta no turismo com novas metas para 2026

A vila de Coruche acolheu na segunda-feira (dia 19 de Janeiro), o IV Encontro de Turismo de Coruche, no Observatório do Sobreiro e da…

Torres Novas promove turismo no Convento de Cristo

O Município de Torres Novas vai realizar uma acção de promoção turística do seu território no próximo dia 15 de Setembro, no Convento de…

Rota dos Templários quer atrair mais turistas ao Médio Tejo

A sessão de apresentação da Rota dos Templários no Médio Tejo teve lugar esta tarde no Scriptorium do Convento de Cristo, em Tomar, e…

Procura turística em Castelo de Bode abaixo das expectativas nesta Páscoa

A procura de alojamento em Castelo de Bode regista, nesta Páscoa, uma quebra, em comparação com o número de turistas que procuraram a região…