Paco Velásquez comemorou no passado dia 28 de Março o 10.º aniversário da sua alternativa de matador de toiros – que recebeu no ano de 2014 na praça mexicana de Tesquisquipan, apadrinhado por Fermín Spínola, com os testemunhos do matador Alejandro Amaya e do rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza. Após haver optado por apenas tourear a cavalo, Paco Velásquez recebeu a alternativa de rejoneador, em 31 de Julho de 2022, tendo sido apadrinhado por Diego Ventura, com o testemunho de Andrés Romero, frente a toiros de José Luís Pereda. Cortou uma orelha a cada um dos seus toiros e saiu triunfalmente em ombros com Ventura (duas orelhas) e Romero (três orelhas).

No ano passado, na tradicional corrida de Maio na Moita do Ribatejo, Paco Velásquez tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico, com praça esgotada, apadrinhado por Rui Fernandes, com o testemunho de Diego Ventura e dos Grupos de Forcados Amadores de Alcochete e do Aposento da Moita, frente a toiros de Passanha.

Paco Velásquez, que na temporada passada debutou na Monumental de Madrid, dando uma aplaudida volta à arena, projecta assinalar este ano em Portugal o 10.º aniversário da alternativa de matador de toiros actuando numa corrida especial (em praça a anunciar) em que lidará um toiro a pé e outro a cavalo.

Um facto que, não sendo inédito, pois Mário Miguel, que também tomou alternativa de matador e de cavaleiro, já o fez no Campo Pequeno, não deixará, no entanto, de ser interessante.

Leia também...

Faleceu o Eng.º José Samuel Lúpi

José Samuel Lúpi foi um dos nomes mais importantes do toureio equestre…

Curtas… Ao Estribo!

Peseiro deu uma volta ao ruedo da Real Maestranza de Sevilha, com…

“Orelha de Ouro” ficou em Portugal

Vicente Sánchez, aluno da Escola de Toureio “José Falcão”, de Vila Franca…

Andaluzia – Tauromaquia em Números…

O Conselho de Governo da Andaluzia oficializou os números dos festejos tauromáquicos…