António Costa anunciou, hoje, que Portugal vai entrar a 1 de Dezembro em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19, havendo novas medidas para mitigar o aumento de casos.

Novas medidas anunciadas:

  • Uso de máscara vai voltar a ser obrigatório em todos os espaços fechados;
  • O certificado passa a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e em ginásios;
  • O teste é obrigatório (mesmo para vacinados) para ter acesso a visita a lares, visitas ao paciente internados em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou recintos improvisados e recintos desportivos, e discotecas e bares;
  • Teste obrigatório a todos os que cheguem a Portugal por via área e sanções agravadas para as companhias aéreas;
  • Na semana entre 2 e 9 de Janeiro, o teletrabalho é obrigatório, os bares e discotecas estão encerradas e as aulas recomeçam no dia 10 de Janeiro.

“O Conselho de Ministros aprovou elevar o nível de alerta para o nível de calamidade a partir do próximo dia 01 de Dezembro de forma a que estejamos habilitados com o quadro legal necessário para podermos adoptar as medidas adequadas e proporcionais ao risco”, disse António Costa no conferência de imprensa do final da reunião do Conselho de Ministros no qual foram decididas novas medidas para conter a pandemia.

Portugal Continental regressa à situação de calamidade pela segunda vez este ano, depois de ter estado neste nível entre 01 de Maio e 30 de Setembro.

A situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil, depois da situação de alerta e de contingência.

Portugal Continental estava em situação de alerta desde 01 de Outubro que terminava no próximo dia 30.

Leia também...

Câmara de Almeirim reclama apoios para creches municipais e queixa-se de “discriminação”

O presidente da Câmara de Almeirim declarou-se hoje “profundamente desiludido” com a…

Árvore do Chá com 112 anos do Cartaxo é candidata a Árvore do Ano 2022

A Câmara Municipal do Cartaxo candidatou a Árvore do Chá, da Quinta…

Inscrições abertas para expositores na Feira Nacional dos Frutos Secos de Torres Novas

Estão abertas as inscrições para os expositores interessados em participar na 33.º…

Corte de trânsito na Travessa de São Brás em Santarém

O Município de Santarém alerta para o corte ao trânsito na Travessa…