António Costa anunciou, hoje, que Portugal vai entrar a 1 de Dezembro em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19, havendo novas medidas para mitigar o aumento de casos.

Novas medidas anunciadas:

  • Uso de máscara vai voltar a ser obrigatório em todos os espaços fechados;
  • O certificado passa a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, eventos com lugares marcados e em ginásios;
  • O teste é obrigatório (mesmo para vacinados) para ter acesso a visita a lares, visitas ao paciente internados em estabelecimentos de saúde, grandes eventos sem lugares marcados ou recintos improvisados e recintos desportivos, e discotecas e bares;
  • Teste obrigatório a todos os que cheguem a Portugal por via área e sanções agravadas para as companhias aéreas;
  • Na semana entre 2 e 9 de Janeiro, o teletrabalho é obrigatório, os bares e discotecas estão encerradas e as aulas recomeçam no dia 10 de Janeiro.

“O Conselho de Ministros aprovou elevar o nível de alerta para o nível de calamidade a partir do próximo dia 01 de Dezembro de forma a que estejamos habilitados com o quadro legal necessário para podermos adoptar as medidas adequadas e proporcionais ao risco”, disse António Costa no conferência de imprensa do final da reunião do Conselho de Ministros no qual foram decididas novas medidas para conter a pandemia.

Portugal Continental regressa à situação de calamidade pela segunda vez este ano, depois de ter estado neste nível entre 01 de Maio e 30 de Setembro.

A situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Proteção Civil, depois da situação de alerta e de contingência.

Portugal Continental estava em situação de alerta desde 01 de Outubro que terminava no próximo dia 30.

Leia também...
Foto de Arquivo

Cerca de 60 concelhos do interior Norte, Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve…

“Caminhos de Salgueiro Maia” em exposição no Fórum Mário Viegas

Foi ontem inaugurada, no Fórum Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de…

Alunos de Abrantes visitam centro histórico para descobrir a historia da cidade

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e a…

6 Vitorianos na lista final da Selecção Distrital sub-15 de Futsal

Foram seis os craques do Vitória Clube de Santarém que mereceram a…