Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A peregrinação internacional de Maio ao Santuário de Fátima, que ontem terminou, decorreu sem incidentes, anunciou a GNR, que destacou o cumprimento das orientações das autoridades por parte das pessoas.

“Não há registo de incidentes, correu tudo dentro do que era previsto e para o que estávamos preparados”, disse à agência Lusa o major Davide Ferreira, relações públicas da GNR.

Segundo este responsável, o dispositivo da GNR “para esta operação cumpriu com as expectativas, mas isso deveu-se, também, ao cumprimento das orientações por parte dos peregrinos”.

“Esta peregrinação foi semelhante à de Outubro, com a diferença de que a lotação [permitida] do recinto foi alcançada quer na quarta-feira quer hoje, o que levou que peregrinos já não conseguissem entrar no santuário e acompanharam do lado de fora as celebrações”, referiu.

Davide Ferreira declarou que uma das preocupações da GNR “foi evitar os ajuntamentos de pessoas no exterior do recinto”, o que se conseguiu com a colaboração dos peregrinos, destacando, igualmente, “a grande coordenação com o santuário, que permitiu que a operação tenha corrido bem”.

O relações públicas adiantou que “não houve constrangimentos no trânsito em Fátima nem nos acessos à cidade”.

“Registámos um ligeiro acréscimo na circulação de pessoas e viaturas, e os parques de estacionamento estiveram com maior ocupação”, acrescentou.

A peregrinação internacional de 12 e 13 de Maio ao Santuário de Fátima foi presidida pelo cardeal Tolentino Mendonça.

Na semana passada, o Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, anunciou que as celebrações iriam ter um limite de 7.500 pessoas, justificando que a pandemia de covid-19 “ainda não oferece garantias” para acolher “sem reservas” todos os fiéis.

Na quarta-feira e hoje, o número de 7.500 pessoas foi atingido antes do início das celebrações.

O ano passado, devido à pandemia, a peregrinação de 12 e 13 de Maio ao Santuário de Fátima realizou-se sem fiéis, o que aconteceu pela primeira vez na história do templo mariano. Na peregrinação de Outubro não tinha sido atingido o limite de 6.000 pessoas que foi estipulado.

Leia também...

Gala do Correio do Ribatejo celebrou memória, causas e dedicação à região

á gestos que se tornam maiores do que os próprios actos. Gestos que, quando repetidos com verdade e coerência ao longo do tempo, se…

Biblioteca Municipal de Alcanena promove Encontro de Poesia e Cultura

A Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, promove, no dia 25 de abril 2025, às 16:30h, mais um Encontro de Poesia e…

Pernes revive a secular Procissão do Senhor dos Passos

A vila de Pernes volta a acolher a tradição da Procissão em Honra do Senhor dos Passos, uma das celebrações quaresmais mais emblemáticas e…

Dois mortos e três feridos graves em acidente na A1

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas com gravidade na sequência de um despiste de uma viatura de sete lugares hoje de manhã na…