A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe o PIN’ARTE – Festival de Arte Urbana em Contexto Rural, de 11 de Setembro a 11 de Outubro.

Durante um mês, sobretudo aos fins-de-semana, diversos artistas de rua vão pintar murais, fazer esculturas ao vivo e deixar as suas obras espalhadas pelas ruas de Ulme e do Semideiro, num festival que tem dado vida e cor a esta freguesia.

Um dos destacados artistas que vai marcar presença nesta edição será Óscar Rodrigues, o famoso escultor que usa a motosserra como instrumento de trabalho e que, recentemente, realizou o famoso busto de Miguel Torga na raiz do negrilho. O artista vai realizar uma escultura ao vivo no Semideiro, nos dias 3 e 4 Outubro.

A abrir o festival, destaque para a presença do muralista Miúdo, com trabalho a arrancar na sexta-feira, dia 11, até dia 14 de Setembro. Miúdo é um conhecido grafitter que realiza pinturas decorativas desde 1999, desde cartoons, paisagens, stencil, realismo)

No sábado, pode ser apreciado o trabalho de Ricardo Gonçalves. Sábado e domingo será a vez de Roque & Companhia (Mariana Roque e convidados) e Maluk Artes. Neste fim-de-semana, pode ver ainda uma exposição de espantalhos, pela Universidade Sénior de Ulme-Semideiro. O artista Vasco Maio estará em Ulme de 14 a 17 de Setembro.

O festival PIN’ARTE tem a organização conjunta do Município da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme e é um evento de promoção e dinamização territorial do concelho da Chamusca.

A arte de rua é já uma mais-valia turística e patrimonial da freguesia de Ulme, que conta já com diversos murais pintados e que enchem de cor e de motivos de interesse para se aventurar num passeio demorado por esta vila ribatejana.

Nesta edição, o público é convidado a visitar e a interagir com os artistas durante os dias do Festival, em que vão estar distribuídos pelas ruas da vila. Mas devido à pandemia, é pedido ao pública que cumpra todas as normas de distanciamento social e de etiqueta respiratória recomendadas pela DGS.

Leia também...

Abrantes assinala 25 de Abril nas plataformas digitais

As comemorações do 46.º aniversário do 25 de Abril vão ser assinaladas em Abrantes através de vários vídeos evocativos da ‘Revolução dos Cravos’, que…

III Encontro Internacional de Piano de Sardoal no Centro Cultural Gil Vicente

O Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal vai ser palco do ‘III Encontro Internacional de Piano de Sardoal’, que decorrerá entre 29 de Junho…

“Santarém deve divulgar, dinamizar e preservar a sua história”

João Diogo Carvalho, natural de Santarém, é licenciado em História e concluiu recentemente uma tese de mestrado em História Militar na Faculdade de Letras…

“Novo ciclo” na programação cultural de Santarém aposta nas parcerias e na descentralização

A autarquia escalabitana pretende criar uma rede de entidades públicas, privadas, associativas, de artistas e de agentes culturais que contribuam para a afirmação e…