A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, recebe o PIN’ARTE – Festival de Arte Urbana em Contexto Rural, de 11 de Setembro a 11 de Outubro.

Durante um mês, sobretudo aos fins-de-semana, diversos artistas de rua vão pintar murais, fazer esculturas ao vivo e deixar as suas obras espalhadas pelas ruas de Ulme e do Semideiro, num festival que tem dado vida e cor a esta freguesia.

Um dos destacados artistas que vai marcar presença nesta edição será Óscar Rodrigues, o famoso escultor que usa a motosserra como instrumento de trabalho e que, recentemente, realizou o famoso busto de Miguel Torga na raiz do negrilho. O artista vai realizar uma escultura ao vivo no Semideiro, nos dias 3 e 4 Outubro.

A abrir o festival, destaque para a presença do muralista Miúdo, com trabalho a arrancar na sexta-feira, dia 11, até dia 14 de Setembro. Miúdo é um conhecido grafitter que realiza pinturas decorativas desde 1999, desde cartoons, paisagens, stencil, realismo)

No sábado, pode ser apreciado o trabalho de Ricardo Gonçalves. Sábado e domingo será a vez de Roque & Companhia (Mariana Roque e convidados) e Maluk Artes. Neste fim-de-semana, pode ver ainda uma exposição de espantalhos, pela Universidade Sénior de Ulme-Semideiro. O artista Vasco Maio estará em Ulme de 14 a 17 de Setembro.

O festival PIN’ARTE tem a organização conjunta do Município da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme e é um evento de promoção e dinamização territorial do concelho da Chamusca.

A arte de rua é já uma mais-valia turística e patrimonial da freguesia de Ulme, que conta já com diversos murais pintados e que enchem de cor e de motivos de interesse para se aventurar num passeio demorado por esta vila ribatejana.

Nesta edição, o público é convidado a visitar e a interagir com os artistas durante os dias do Festival, em que vão estar distribuídos pelas ruas da vila. Mas devido à pandemia, é pedido ao pública que cumpra todas as normas de distanciamento social e de etiqueta respiratória recomendadas pela DGS.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…