O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) atingiu, logo na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, cerca de 1400 alunos, ultrapassando agora a fasquia dos 4 mil estudantes espalhados pelas cinco escolas superiores Agrária, Educação, Saúde, Gestão e Tecnologia e Desporto.

Também a procura de estudantes internacionais aumentou e, por esse motivo, também a procura pelo alojamento que, neste momento, está a escassear, segundo referiu ao Correio do Ribatejo José Mira Potes, presidente do IPSantarém.

“No ano passado, tivemos cerca de 70 estudantes internacionais. Agora, vamos ter mais de uma centena. Estamos a concretizar esta abertura ao exterior e temos a capacidade de aumentar cada vez mais a nossa oferta”, declarou.

“Reconhecendo o nosso problema demográfico, e a falta de alunos nacionais, é uma solução, em termos de sustentabilidade do IPSantarém. Contudo, é preciso, claramente, haver mais investimento em residências de estudantes”, disse.

Neste momento, está em curso a construção da Residência de Estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, com capacidade de 100 camas, destinada a satisfazer a procura de alojamento para alunos carenciados e complementar a oferta da cidade.

No entanto, na cidade de Santarém, a oferta que existe a este nível é escassa: “temos três residências e, manifestamente, não chegam”, diz o presidente do IPSantarém.

“Se estamos a falar em aumentar o número de alunos internacionais, temos de os alojar. É um passo que temos que dar e, em conjunto com a autarquia, procurar alternativas, arranjar soluções para alojar quem vem de fora”, afirmou.

“Não podemos apenas criar cursos e ficar desligados das condições de vida de quem elege o IPSantarém para estudar”, disse José Mira Potes, concluindo: “só com o envolvimento das autarquias locais se consegue criar condições que atraiam mais alunos para a instituição”.

O IPSantarém disponibilizou 874 vagas para 18 cursos de licenciaturas ministradas nas Escolas Superiores Agrária, Educação, Gestão e Tecnologia, Desporto e Saúde, nos regimes diurno e pós-laboral.

Leia também...

Escola Básica da Portela das Padeiras abriu portas à comunidade após obras

A Escola Básica Nº 1 e Jardim de Infância da Portela das Padeiras recebeu ontem, dia 30 de Abril, ao final da tarde, a…

“A nossa Escola tem condições para iniciar um curso de doutoramento”

Luís Cid, Director da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Associações de Pais da região reúnem para preparar Encontro Ibérico

Dezanove Associações de Pais e mais de 50 dirigentes associativos reuniram no passado dia 8 de Fevereiro, na Escola Secundária Sá da Bandeira para…

Centro Qualifica da EPVT alargou rede regional de itinerâncias

O Centro Qualifica (CQ) da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) assinou, a 14 de Maio, no auditório da EPVT, dez protocolos de…