O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) atingiu, logo na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, cerca de 1400 alunos, ultrapassando agora a fasquia dos 4 mil estudantes espalhados pelas cinco escolas superiores Agrária, Educação, Saúde, Gestão e Tecnologia e Desporto.

Também a procura de estudantes internacionais aumentou e, por esse motivo, também a procura pelo alojamento que, neste momento, está a escassear, segundo referiu ao Correio do Ribatejo José Mira Potes, presidente do IPSantarém.

“No ano passado, tivemos cerca de 70 estudantes internacionais. Agora, vamos ter mais de uma centena. Estamos a concretizar esta abertura ao exterior e temos a capacidade de aumentar cada vez mais a nossa oferta”, declarou.

“Reconhecendo o nosso problema demográfico, e a falta de alunos nacionais, é uma solução, em termos de sustentabilidade do IPSantarém. Contudo, é preciso, claramente, haver mais investimento em residências de estudantes”, disse.

Neste momento, está em curso a construção da Residência de Estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, com capacidade de 100 camas, destinada a satisfazer a procura de alojamento para alunos carenciados e complementar a oferta da cidade.

No entanto, na cidade de Santarém, a oferta que existe a este nível é escassa: “temos três residências e, manifestamente, não chegam”, diz o presidente do IPSantarém.

“Se estamos a falar em aumentar o número de alunos internacionais, temos de os alojar. É um passo que temos que dar e, em conjunto com a autarquia, procurar alternativas, arranjar soluções para alojar quem vem de fora”, afirmou.

“Não podemos apenas criar cursos e ficar desligados das condições de vida de quem elege o IPSantarém para estudar”, disse José Mira Potes, concluindo: “só com o envolvimento das autarquias locais se consegue criar condições que atraiam mais alunos para a instituição”.

O IPSantarém disponibilizou 874 vagas para 18 cursos de licenciaturas ministradas nas Escolas Superiores Agrária, Educação, Gestão e Tecnologia, Desporto e Saúde, nos regimes diurno e pós-laboral.

Leia também...

Escola Profissional do Vale do Tejo é escola internacional

Há já alguns anos que a Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) realiza projectos no âmbito programa Erasmus +, quer na Acção-Chave 1…

500 crianças reúnem-se em congresso científico em Alcanede

500 congressistas “de palmo e meio” vão participar, na próxima terça-feira, 8 de Outubro, em Alcanede, num congresso científico em que crianças dos 5…

“Em Tomar a Aprender” marca o início do ano lectivo na cidade templária

O encontro anual “Em Tomar a Aprender” teve a sua parte inicial realizada na quinta-feira, dia 5 de Setembro, na parte da manhã no…

Escolas em Abrantes deixam de dar notas em novo modelo de avaliação

O Agrupamento de Escolas Solano de Abreu, em Abrantes, apresentou um novo modelo de avaliação que não vai dar nota nos testes, mas antes…