Foto: ARQUIVO MIGUEL MARCELINO
Foto: ARQUIVO MIGUEL MARCELINO

O Prémio Secil Arquitetura foi atribuído ex-aequo à requalificação do Campo das Cebolas, em Lisboa, da autoria de Carrilho da Graça, e a uma moradia na Lamarosa, em Torres Novas, projetada por Miguel Marcelino, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a Secil lembra que esta é a segunda vez na história deste prémio, considerado o mais importante galardão português da arquitetura, que são selecionados dois projetos em simultâneo.

O júri reconheceu a “inovação no domínio público” das Portas do Mar (projeto do Campo das Cebolas) e a “contribuição para a regeneração de territórios abandonados, promovendo um futuro sustentável” da Casa do Quintal, em Lamarosa.

Esta é a segunda vez que João Luís Carrilho da Graça recebe o Prémio Secil. O arquiteto já tinha arrecadado este galardão em 1994, com o projeto para a Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.

Miguel Marcelino recebeu o Prémio Secil Universidades Arquitetura, em 2005, com o projeto das Piscinas do Beato, em Lisboa.

A obra das Portas do Mar, concluída em 2018, requalifica “um espaço urbano público cheio de vida”, propondo variadas utilizações, refere a nota hoje divulgada, lembrando que o júri destacou “a informalidade e destreza com que se inclina a plataforma de estadia, protegendo-a da avenida Infante Dom Henrique e abrindo-a ao rio”.

Faz igualmente referência à forma como “os remanescentes do que foi encontrado são incorporados como parte ativa do projeto”.

O Portas do Mar tem a arquitetura paisagista de Victor Beiramar Diniz.

No que se refere à Casa do Quintal, o júri refere que “na sua pequena escala, é uma lufada de ar fresco na sua aparente banalidade, em que cada gesto, com profunda atenção ao detalhe, responde com uma enorme simplicidade a um fim específico”.

“É também o testemunho de como se pode cuidar e reusar, numa versão despretensiosa e engenhosa – low-tech – acessível a todos”, acrescenta.

O Prémio Secil Arquitetura é organizado conjuntamente pela Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e pela Ordem dos Arquitetos.

Leia também...

Centro Hospitalar do Médio Tejo reforça quadros com 11 médicos especialistas

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) anunciou hoje a contratação de…

Município de Azambuja realiza espetáculo de eleição da Rainha das Vindimas

O Município de Azambuja vai realizar o espetáculo de eleição da Rainha…

III Feira Nacional de Formação e Emprego das Pessoas com Deficiência e Incapacidade na Casa do Campino

A sessão de abertura da III Feira Nacional de Formação e Emprego…

Barrica dos Livros convida à leitura nas Portas do Sol

No âmbito do projecto Verão In.Santarém foi ontem inaugurada uma ‘Barrica de…