Foto: ARQUIVO MIGUEL MARCELINO
Foto: ARQUIVO MIGUEL MARCELINO

O Prémio Secil Arquitetura foi atribuído ex-aequo à requalificação do Campo das Cebolas, em Lisboa, da autoria de Carrilho da Graça, e a uma moradia na Lamarosa, em Torres Novas, projetada por Miguel Marcelino, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a Secil lembra que esta é a segunda vez na história deste prémio, considerado o mais importante galardão português da arquitetura, que são selecionados dois projetos em simultâneo.

O júri reconheceu a “inovação no domínio público” das Portas do Mar (projeto do Campo das Cebolas) e a “contribuição para a regeneração de territórios abandonados, promovendo um futuro sustentável” da Casa do Quintal, em Lamarosa.

Esta é a segunda vez que João Luís Carrilho da Graça recebe o Prémio Secil. O arquiteto já tinha arrecadado este galardão em 1994, com o projeto para a Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.

Miguel Marcelino recebeu o Prémio Secil Universidades Arquitetura, em 2005, com o projeto das Piscinas do Beato, em Lisboa.

A obra das Portas do Mar, concluída em 2018, requalifica “um espaço urbano público cheio de vida”, propondo variadas utilizações, refere a nota hoje divulgada, lembrando que o júri destacou “a informalidade e destreza com que se inclina a plataforma de estadia, protegendo-a da avenida Infante Dom Henrique e abrindo-a ao rio”.

Faz igualmente referência à forma como “os remanescentes do que foi encontrado são incorporados como parte ativa do projeto”.

O Portas do Mar tem a arquitetura paisagista de Victor Beiramar Diniz.

No que se refere à Casa do Quintal, o júri refere que “na sua pequena escala, é uma lufada de ar fresco na sua aparente banalidade, em que cada gesto, com profunda atenção ao detalhe, responde com uma enorme simplicidade a um fim específico”.

“É também o testemunho de como se pode cuidar e reusar, numa versão despretensiosa e engenhosa – low-tech – acessível a todos”, acrescenta.

O Prémio Secil Arquitetura é organizado conjuntamente pela Secil – Companhia Geral de Cal e Cimento, SA e pela Ordem dos Arquitetos.

Leia também...

“A escrita é uma espécie de catarse, um desabafo, uma libertação”

Joana Calado, psicóloga clínica e escritora

Seis turmas de Jardim de Infância no Entroncamento transferidas por questões de segurança

Seis turmas de um jardim de infância no Entroncamento foram hoje transferidas para três outras escolas do concelho, uma decisão tomada na sequência de…

Startup Santarém assinala 7.º aniversário

A Startup Santarém acaba de comemorar o seu 7.º aniversário. Inaugurado a 19 Março de 2016, o espaço tem vindo a crescer, constituindo-se como…

João Luiz Madeira Lopes – O Trovador da Liberdade e Guardião da Memória de Abril

Nas ruas de Santarém, entre os ecos da história e as vozes do presente, caminha um homem cuja vida se confunde com a própria…