O processo de querela original do atentado de 12 de Maio de 1982, em Fátima, contra o Papa João Paulo II foi na quarta-feira entregue ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, anunciou a Comarca de Santarém.

A entrega do documento culminou uma série de iniciativas do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém para assinalar os 40 anos do processo de Querela n.º 196/1982, do extinto Tribunal da Comarca de Vila Nova de Ourém, e após o interesse na sua conservação manifestado pela Direcção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Numa nota divulgada no seu ‘site’, o Tribunal destacou que esta entrega assinala “o cariz único e a relevância histórica, no contexto nacional, do referido processo judicial e o interesse público na sua preservação”.

Para assinalar os 40 anos do processo-crime do atentado contra o Papa, a Comarca de Santarém realizou a exposição “40 anos do processo-crime do atentado de 12 de Maio de 1982 contra o Papa João Paulo II”, no Paço dos Condes, em Ourém, com informação jurídica, histórica e sociológica sobre a viagem de João Paulo II a Portugal, onde foi vítima de um atentado.

Além do processo judicial, a exposição exibiu até ao final de Janeiro deste ano painéis expositivos, filmes documentais, elementos fotográficos e jornalísticos e inclusive a arma do crime, cedida para a exposição pelo museu da Polícia Judiciária.

O padre Juan Krohn tentou assassinar, com um sabre, João Paulo II em 12 de Maio de 1982, quando o Papa se deslocou a Fátima para agradecer ter sobrevivido a um outro atentado falhado, em 13 de Maio do ano anterior, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Krohn foi detido no dia da tentativa de atentado e o seu julgamento foi o primeiro em Portugal a decorrer sob pressão mediática, no então Tribunal de Ourém, entre 20 de Outubro de 1982 e 02 de Maio de 1983.

O homem foi condenado a seis anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado na forma tentada e detenção e uso de arma proibida, e ainda por injúrias ao tribunal, culminando numa pena única de sete anos e 90 dias de prisão.

Leia também...

Sobreposição de jogos no estádio municipal de Rio Maior gera protesto

O confronto entre o Rio Maior SC e o Sintrense SAD, a contar para a primeira jornada do Campeonato de Portugal, foi motivo de…

Teatro Virgínia recebe concerto de Paulo de Carvalho

Paulo de Carvalho vem a Torres Novas para um espectáculo integrado na tour Informal no próximo dia 9 de Fevereiro. O concerto terá lugar…

NERSANT e IP Santarém disponibilizam estudo para identificação de “Novas Profissões” na Lezíria do Tejo

A nova economia digital baseia-se numa revolução tecnológica que tem vindo a alterar a forma como vivemos e trabalhamos. As tecnologias digitais que caracterizam…

Autarca de Santarém espera que ministro da Saúde apresente soluções na reunião de Maio

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse hoje esperar que a reunião agendada para 15 de Maio com o ministro da Saúde,…