José Pacheco, educador, antropógogo, pedagogista, dinamizador da gestão democrática na Educação e fundador da Escola da Ponte, esteve em Santarém para um ciclo de conversas/palestras em três espaços da cidade, a convite da Comunidade de Aprendizagem da Lezíria (CAL).
Cerca de 200 pessoas, entre pais, educadores, professores, alunos e público em geral, tiveram oportunidade de assistir e participar nestes eventos, que aconteceram nos passados dias 18 e 19 de Abril, no Círculo Cultural Scalabitano, na Escola Superior de Educação e no Teatro Sá da Bandeira, respectivamente.
Numa altura em que o tema da Educação volta a estar em destaque e em que urgem novas respostas, o Professor afirma que é preciso ter coragem para a mudança, relembrando que “Escola são pessoas. A escola não é um prédio.” e frisa ainda que “o currículo não é algo para consumir, é algo para produzir”.
Foram muitas as ideias e partilhas em torno dos processos de ensino-aprendizagem e dos caminhos a percorrer para uma nova construção social e educativa.
A Comunidade de Aprendizagem da Lezíria (CAL) é um grupo de pais e profissionais da área da educação que se uniu com o intuito de repensar o modelo educativo vigente e criar alternativas. No decorrer do trabalho já desenvolvido foi possível trazer o Professor José Pacheco a Santarém – personalidade de renome no âmbito da inovação na educação e da construção pedagógica.