É a partir da Startup Santarém que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém está a dinamizar, desde o dia 25 de junho, mais uma edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio. A iniciativa, que está a decorrer simultaneamente em modo presencial e online, pretende capacitar os empreendedores a transformar as suas ideias em negócios viáveis. Estão a participar 30 empreendedores de vários pontos do distrito e do país.

O programa de capacitação empresarial, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, contempla uma abordagem personalizada e orientada para a prática, onde os empreendedores são guiados por um percurso que trabalha o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua ideia de negócio, pretendendo-se, no final do programa, que as ideias dos participantes estejam prontas para a implementação no mercado.

O apoio oferecido, totalmente gratuito, inclui mentoria especializada e workshops, visando o desenvolvimento de ideias criativas e a preparação de projetos empresariais robustos e alinhados com as necessidades do mercado.

A primeira sessão, decorrida na manhã do dia 25 de junho, teve como tema “Kickoff: iniciação ao empreendedorismo e intra-empreendedorismo”, sessão de capacitação que deu a conhecer ao conjunto de três dezenas de empreendedores participantes, o conceito de empreendedorismo, as características do empreendedor, bem como a importância de desenvolver o intra-empreendedorismo, estratégia que tem como principal objetivo estimular a atividade empreendedora entre os colaboradores de uma empresa, dando-lhes margem para o desenvolvimento das suas próprias ideias e, com isso, aumentar a capacidade de inovação e competitividade.

Após esta primeira sessão, o programa decorre até 11 de julho, com sessões de capacitação duas vezes por semana, cobrindo uma variedade de tópicos essenciais para o sucesso empresarial. Esta semana, dia 27, decorre o workshop sobre “Desenvolvimento do modelo de negócio”. Em julho, estão calendarizadas as ações sobre “Lançamento e refinamento do modelo de negócio”, “Estratégias de marketing e crescimento”, “Pitching e storytelling”, “Networking para o sucesso” e “Finanças para empreendedores: do planeamento ao investimento”, num calendário onde os empreendedores serão equipados com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do mundo empresarial contemporâneo, incluindo a preparação para apresentação da ideia / negócio a potenciais investidores.

Com mais esta edição do programa de aceleração de ideias de negócio, a NERSANT reforça o seu compromisso para com o apoio ao empreendedorismo e a criação de empresas na região. De referir que esta edição do Programa de Aceleração de Ideias, de nome Vale Incubadoras, é financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, estando a decorrer em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém e o ISLA Santarém.

Leia também...

Santarém recebe investigadores do projecto ‘Resiliência nos Territórios’

  Uma Comitiva Internacional constituída por 25 investigadores/as, provenientes do Canadá, China,…

Uma criança e um adulto feridos em despiste de ligeiro em Coruche

O despiste de um veículo ligeiro em Coruche provocou, no dia 1…

Município de Torres Novas assina protocolo para ações no rio Almonda

A Câmara de Torres Novas assinou um protocolo de cooperação com a…

Festas de Almeirim de regresso até dia 25 de Junho

A inauguração das Festas de Almeirim decorreu a 17 de Junho, pelas…