A Câmara Municipal de Rio Maior e a Associação “Beleza Teatro” criaram o projecto cultural “Somos Todos um Rio” para levar programação, formação e criação artística às 10 freguesias do concelho num total de 100 espetáculos, no espaço de dois anos.

Segundo a autarquia, este projecto de teatro comunitário vai englobar todas as suas freguesias, com enfoque principal no envolvimento da população. Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espectáculo, que é o reflexo do sentir daquela comunidade. Um teatro genuíno, da comunidade, para a comunidade e com a comunidade, na medida em que se procurará dar palco a assuntos pessoais e locais que serão depois trabalhados até ganharem forma teatral.

“Somos Todos um Rio” nasceu para criar a inclusão e criação de uma identidade comunitária através da arte, e da partilha de experiências e saberes, permitindo a criação de laços e parcerias, quer pessoais quer institucionais, o que visa contribuir para a consolidação da rede cultural do concelho, bem como colmatar algumas das lacunas em termos de oferta cultural fora da cidade.

O objectivo é envolver as populações e associações culturais concelhias de forma a potenciar uma forte adesão da comunidade, uma vez que remetem para a memória colectiva e potenciam a valoração social e identitária do concelho.

O projecto já se está a iniciar nas freguesias de Asseiceira, Arrouquelas, Fráguas, Rio Maior e União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, com a recolha de material para o projecto.

“Somos todos um Rio” é um Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior e Associação “Beleza Teatro”, que contará com a colaboração do Coletivo RG-Projeto de Teatro Comunitário, e de todas as freguesias do concelho de Rio Maior.

Os interessados nesta iniciativa devem dirigir-se à sua Junta de Freguesia e manifestar a vontade de participar.

Leia também...

“A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” apresentada por Tiago Pereira em Santarém

Na próxima sexta-feira, dia 12 de Outubro, pelas 21h30, o Centro Cultural Regional de Santarém recebe o realizador, documentarista e mentor do projecto “A…

Manuel de Novaes Cabral é o novo presidente do Museu Nacional Ferroviário

Manuel de Novaes Cabral foi nomeado como novo presidente do conselho de administração do Museu Nacional Ferroviário, instalado no Entroncamento. O novo presidente assumiu…

Caminhos do Médio Tejo proporcionou 160 espectáculos gratuitos vistos por 18 mil pessoas

O programa cultural “Caminhos do Médio Tejo” proporcionou este ano mais de 160 espectáculos gratuitos na região, que foram vistos por cerca de 18…

Concerto de homenagem ao músico Pedro Barroso em Alcanena

“Viva quem Canta” é o título do concerto de homenagem a Pedro Barroso (1950-2020), no próximo dia 28 de Maio, às 21h00, no Cine-Teatro…