A Câmara Municipal de Rio Maior e a Associação “Beleza Teatro” criaram o projecto cultural “Somos Todos um Rio” para levar programação, formação e criação artística às 10 freguesias do concelho num total de 100 espetáculos, no espaço de dois anos.

Segundo a autarquia, este projecto de teatro comunitário vai englobar todas as suas freguesias, com enfoque principal no envolvimento da população. Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espectáculo, que é o reflexo do sentir daquela comunidade. Um teatro genuíno, da comunidade, para a comunidade e com a comunidade, na medida em que se procurará dar palco a assuntos pessoais e locais que serão depois trabalhados até ganharem forma teatral.

“Somos Todos um Rio” nasceu para criar a inclusão e criação de uma identidade comunitária através da arte, e da partilha de experiências e saberes, permitindo a criação de laços e parcerias, quer pessoais quer institucionais, o que visa contribuir para a consolidação da rede cultural do concelho, bem como colmatar algumas das lacunas em termos de oferta cultural fora da cidade.

O objectivo é envolver as populações e associações culturais concelhias de forma a potenciar uma forte adesão da comunidade, uma vez que remetem para a memória colectiva e potenciam a valoração social e identitária do concelho.

O projecto já se está a iniciar nas freguesias de Asseiceira, Arrouquelas, Fráguas, Rio Maior e União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, com a recolha de material para o projecto.

“Somos todos um Rio” é um Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior e Associação “Beleza Teatro”, que contará com a colaboração do Coletivo RG-Projeto de Teatro Comunitário, e de todas as freguesias do concelho de Rio Maior.

Os interessados nesta iniciativa devem dirigir-se à sua Junta de Freguesia e manifestar a vontade de participar.

Leia também...

Concerto de estreia do “Requiem a Bernardo Santareno” foi um sucesso

O Coro do Círculo Cultural Scalabitano, o Choral Phydellius e uma orquestra…

Santarém recebe “Tributo a Chico Buarque”

A cidade de Santarém prepara-se para acolher o projecto da IMMUB –…

“Para mim, um Livro é um ser vivo”

Titão para alguns, Octávio de Pó nasceu em Moçambique. É o mais…

Grupos de Escoteiros do distrito participam no 26.º acampamento nacional

“Envolve-te, não deixes ninguém para trás” é o mote do 26.º Acampamento…