O Projeto “OficiNa.com – Oficina de Reabilitação Cognitiva”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi selecionado para passar à próxima fase da 16.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, centrado no tema “Desafios futuros: Sustentabilidade na Saúde”.

O projeto tem como objetivo intervir na reabilitação cognitiva em indivíduos com doença mental, de forma a proporcionar uma melhoria da sua qualidade vida e da sua reintegração profissional.

São realizados treinos de reabilitação cognitiva avançados, únicos e individualizados, centrados nas dificuldades dos utentes e nas suas aspirações enquanto pessoas, baseados num Sistema Informático desenvolvido na Alemanha (Rehacom®) e nas mais avançadas investigações no campo da neuropsicologia.

A taxa de internamentos reduziu e a qualidade de vida dos utentes melhorou bastante após a participação na iniciativa OficINa.

Foram selecionados 70 projetos de um total de cerca três centenas. A fase de avaliação científica vai decorrer de 22 de Maio a 7 de Julho.

A 16. ª Edição do PBPS centra-se na temática da “Desafios Futuros: Sustentabilidade na Saúde”, com foco nos seguintes subtemas: Capital Humano da saúde. Transformação digital para a otimização de cuidados.

Leia também...

Casal de idosos suspeito de abusar 330 vezes de sobrinha vai a julgamento

Residentes no distrito de Santarém.

Santarém acolheu reunião do Ministro da Educação com os Directores de Escolas e Agrupamentos para preparar o próximo ano lectivo

A “Reunião da Equipa Governativa da Educação com os Diretores” teve lugar em Santarém na passada quarta-feira, dia 19 de Julho, pelas 15h00 no…

Município renova diversos Espaços de Jogo e Recreio

No âmbito da aposta no “bem-estar e segurança das crianças nas Escolas e no Espaço Público”, o Município de Santarém está a proceder à…

GNR localiza com vida homem desaparecido

Militares do Comando Territorial de Santarém, em particular do Posto Territorial da Chamusca e de uma Equipa de Protecção Florestal (EPF), localizaram, no passado…