O Projeto “OficiNa.com – Oficina de Reabilitação Cognitiva”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi selecionado para passar à próxima fase da 16.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, centrado no tema “Desafios futuros: Sustentabilidade na Saúde”.

O projeto tem como objetivo intervir na reabilitação cognitiva em indivíduos com doença mental, de forma a proporcionar uma melhoria da sua qualidade vida e da sua reintegração profissional.

São realizados treinos de reabilitação cognitiva avançados, únicos e individualizados, centrados nas dificuldades dos utentes e nas suas aspirações enquanto pessoas, baseados num Sistema Informático desenvolvido na Alemanha (Rehacom®) e nas mais avançadas investigações no campo da neuropsicologia.

A taxa de internamentos reduziu e a qualidade de vida dos utentes melhorou bastante após a participação na iniciativa OficINa.

Foram selecionados 70 projetos de um total de cerca três centenas. A fase de avaliação científica vai decorrer de 22 de Maio a 7 de Julho.

A 16. ª Edição do PBPS centra-se na temática da “Desafios Futuros: Sustentabilidade na Saúde”, com foco nos seguintes subtemas: Capital Humano da saúde. Transformação digital para a otimização de cuidados.

Leia também...

Centenas de jovens participaram no Encontro Regional do Gira-Volei em Santarém

O Encontro Regional do Gira-Volei decorreu no passado dia 30 de Maio, em Santarém, onde centenas de jovens coloriram o Campo de Rugby. A…

Esterilização de animais errantes é estratégia para combater abandono em Santarém

O Município de Santarém está a realizar campanhas de esterilização e as primeiras intervenções já permitiram devolver ao seu meio, vários gatos pertencentes a…

Cerimónias oficiais do 25 de Abril em Alcanena sem público

A Câmara de Alcanena mantém as comemorações oficiais do 46.º aniversário do 25 de Abril, previstas para sábado, mas sem a presença de público,…

Abrantes inicia obra de 1,9 ME para creche municipal com capacidade para 107 crianças

As obras para transformar uma antiga escola primária de Abrantes numa creche municipal com capacidade para 107 crianças, num investimento de 1,9 milhões de…