O Projeto “OficiNa.com – Oficina de Reabilitação Cognitiva”, do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi selecionado para passar à próxima fase da 16.ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, centrado no tema “Desafios futuros: Sustentabilidade na Saúde”.

O projeto tem como objetivo intervir na reabilitação cognitiva em indivíduos com doença mental, de forma a proporcionar uma melhoria da sua qualidade vida e da sua reintegração profissional.

São realizados treinos de reabilitação cognitiva avançados, únicos e individualizados, centrados nas dificuldades dos utentes e nas suas aspirações enquanto pessoas, baseados num Sistema Informático desenvolvido na Alemanha (Rehacom®) e nas mais avançadas investigações no campo da neuropsicologia.

A taxa de internamentos reduziu e a qualidade de vida dos utentes melhorou bastante após a participação na iniciativa OficINa.

Foram selecionados 70 projetos de um total de cerca três centenas. A fase de avaliação científica vai decorrer de 22 de Maio a 7 de Julho.

A 16. ª Edição do PBPS centra-se na temática da “Desafios Futuros: Sustentabilidade na Saúde”, com foco nos seguintes subtemas: Capital Humano da saúde. Transformação digital para a otimização de cuidados.

Leia também...

Câmara de Tomar acorda solução para acesso da população à praia fluvial de Alverangel

A Câmara de Tomar chegou a acordo com os proprietários dos terrenos que dão acesso à praia fluvial de Alverangel, cortados desde junho por…

Mais de 100 concelhos de 13 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança apresentam…

Município do Entroncamento apoia famílias na área da Educação

No âmbito do apoio às famílias na área da educação, que o Município do Entroncamento realiza habitualmente, foram entregues hoje dia 15 de Setembro,…

Revisões de preços devido à inflação pesam 2,3 ME nas contas da Câmara de Santarém

O presidente da Câmara de Santarém disse hoje que as revisões de preços devido à inflação, em 2022 e 2023, pesam mais 2,3 milhões…