O Partido Socialista venceu as eleições legislativas com 41,19% dos votos no círculo eleitoral de Santarém, ficando à frente do PSD que conquistou 26,87% dos votos e o Chega! consegue ser a terceira força política no distrito com 10,91% da votação. O PS elege cinco deputados, o PSD três e o Chega! um, quando estão apuradas as 141 freguesias.

O PS venceu em 20 concelhos no distrito, apenas perdendo em Ourém para o PSD.

Alexandra Leitão, Hugo Costa, Maria do Céu Antunes, Mara Lagriminha e Manuel Afonso são os eleitos do PS, mais um que em 2019. O PSD elege Isaura Morais, João Moura e Inês Barroso, o mesmo número das últimas legislativas. O Chega! estreia-se com a eleição de Pedro Frazão.

O PCP e o Bloco de Esquerda não conseguiram eleger deputado, como o tinham feito em 2019. O cabeça de lista da CDU, António Filipe, que entrou para o parlamento em 1989, não conseguiu ser eleito. O PCP perde um dos seus deputados mais antigos e com mais destaque nos trabalhos da Assembleia da República. Também Fabíola Cardoso que tinha sido eleita pela primeira vez em 2019, falhou a reeleição.

Foram votar 218.192 eleitores, num total de 378.006 inscritos, o que representa 57,72% de votantes e uma abstenção de 42,28%. Votaram em branco 1,27% (2.773 votos) e votaram nulo 0,95% (2.071 votos).

Resultados no distrito de Santarém:

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…