O PSD de Salvaterra de Magos acusou hoje a Câmara Municipal de atrasar a revisão do regulamento de incentivos à fixação de médicos, alertando que a inação agrava a falta de médicos de família no concelho.

Segundo o PSD de Salvaterra de Magos, o concelho tem atualmente 21.406 utentes inscritos nos cuidados de saúde primários, dos quais 14.420 têm médico de família atribuído, 6.953 não têm e 33 optaram por não ter médico. O acompanhamento é assegurado por nove médicos de Medicina Geral e Familiar, sete a tempo completo e dois em regime de meio tempo, apontando, segundo o partido, para um défice na cobertura da população.

Em comunicado, a Concelhia social-democrata afirma que o regulamento municipal de fixação de médicos “continua parado”, apesar de o partido ter apresentado propostas de alteração e alertado para a urgência de medidas há vários meses.

Segundo o PSD, a questão foi levantada pela primeira vez pelo vereador do partido na reunião de câmara de 25 de fevereiro de 2026, tendo desde então sido reiterada a necessidade de atualizar o instrumento em vigor para tornar o concelho “mais competitivo” na atração de médicos de Medicina Geral e Familiar.

A estrutura social-democrata acrescenta que, em março, apresentou uma proposta concreta para rever o regulamento e aceitou a criação de um grupo de trabalho com representação de todas as forças políticas, “numa postura construtiva”.

Contudo, “passados meses, não há decisões, não há calendário e não há resultados”, critica o PSD, considerando que o município está a ficar para trás face a outros territórios que avançaram com incentivos.

No comunicado, os sociais-democratas referem declarações recentes da ministra da Saúde, segundo as quais serão abertas todas as vagas consideradas necessárias em Medicina Geral e Familiar, reconhecendo que o Estado não pode obrigar os médicos a escolher determinados territórios.

Para o PSD, este contexto reforça a responsabilidade das autarquias em criar condições atrativas para captar profissionais de saúde, sob pena de perderem candidatos para outros concelhos.

“Enquanto outros concelhos avançam com incentivos claros e regulamentos atualizados, Salvaterra de Magos continua parada. Esta inação pode ter um custo real: perder médicos de família para outros municípios”, lê-se na nota.

Os sociais-democratas sublinham ainda o impacto da falta de médicos de família na população, apontando consequências ao nível do acompanhamento de idosos, crianças e doentes crónicos, bem como no acesso a cuidados de saúde de proximidade.

“O PSD fez propostas, mostrou disponibilidade para trabalhar em conjunto e alertou atempadamente. O que não pode acontecer é continuar tudo igual enquanto os munícipes continuam à espera”, acrescenta.

Segundo o PSD, a demora na revisão do regulamento municipal poderá reduzir a capacidade do concelho em atrair profissionais, mantendo a carência de médicos de família.

A Lusa contactou Câmara de Salvaterra de Magos, mas até ao momento não foi possível obter uma reação às acusações sociais-democratas.

Leia também...

Recurso da MEO a coima de 829.000 euros começa a ser julgado quarta-feira em Santarém

O Tribunal da Concorrência, em Santarém, começa na quarta-feira a julgar o recurso da MEO à coima de 829.000 euros aplicada pelo regulador pela…

Empresa Margarido & Margarido é a entidade vencedora da 1ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo

A empresa Margarido & Margarido foi a entidade vencedora da 1ª edição do Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, anúncio feito na reunião de Câmara…

Municipio celebra Dia Internacional da Juventude com entrada gratuita no Complexo Aquático de Santarém

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, a Câmara Municipal de Santarém (CMS) e a Viver Santarém – Empresa Municipal SA promovem entradas gratuitas…

Maria Tomé e Tiago Fonseca campeões nacionais de triatlo

Maria Tomé e Tiago Fonseca, atletas do Clube de Natação de Torres Novas, sagraram- se campeões nacionais de triatlo em elites na distância sprint,…