O grupo parlamentar do PSD questionou hoje o Governo sobre a falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS), alertando para uma situação desde logo grave e que piorou com a pandemia da covid-19.

Numa pergunta dirigida à ministra da Justiça, os sociais-democratas referem que, de acordo com algumas notícias recentes, o TCRS “apenas tem uma sala para a realização de julgamentos, que ainda por cima é exígua e é partilhada pelas três magistradas” do tribunal.

Este quadro, continua o PSD, “tem causado sérios problemas e graves constrangimentos na realização de julgamentos, colocando em risco de prescrição processos que envolvem milhões de euros, com grave prejuízo para o Estado português”.

Este problema não é novo, mas foi agudizado pela actual pandemia da covid-19 e, por isso, o grupo parlamentar pede medidas urgentes, questionando o Governo sobre o que está a ser preparado para responder a esta falta de condições e quando será implementado.

“Importa que sejam urgentemente dadas condições condignas para que este tribunal possa exercer cabalmente a sua função, com a dignidade própria que os órgãos de soberania merecem”, sublinham.

Na mesma pergunta, os sociais-democratas pedem também um ponto de situação sobre a construção do Palácio da Justiça 3, em Santarém, sublinhando que o novo espaço “permitiria resolver o problema da falta de espaço nas instalações” do TCRS.

Por outro lado, o PSD quer ainda saber que outras necessidades infra-estruturais foram sinalizadas por outros tribunais no ano passado e qual a resposta do executivo nesses casos.

Leia também...

Município de Torres Novas dinamiza passeio interpretativo ao Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

O Município de Torres Novas, com apoio técnico da associação 30POR1Linha, irá promover, no próximo dia 16 de Abril, um passeio interpretativo no Parque…

Festa dos Tabuleiros inscrita no inventário de
Património Cultural Imaterial leva milhares a Tomar

A Festa dos Tabuleiros está de regresso às ruas de Tomar, de 1 a 10 de Julho, na sequência da decisão tomada pelo povo…

Casal detido pela PSP por tráfico de droga, posse de arma proibida e furtos

Em Tomar.

Ricardo Gonçalves suspende mandato e passa a presidir ao Instituto Português do Desporto e da Juventude

Ricardo Gonçalves apresenta hoje, em reunião do executivo municipal, um pedido de suspensão de mandato, para que possa assumir, a partir do próximo dia…