Pedro Dantas dos Reis descobriu a fotografia no final da adolescência e nunca mais a abandonou. Estudou Fotografia na Ar.Co e aprofundou a formação junto de fotógrafos como Greg Gorman, Arthur Meyerson e Joyce Tenneson. Ao longo do percurso coordenou projectos que trouxeram pela primeira vez a Portugal nomes como Steve McCurry e David Alan Harvey, ao mesmo tempo que desenvolveu trabalho autoral marcado pela procura do tempo, do silêncio e da materialidade da imagem, recorrendo, entre outros processos, à câmara pinhole. É co-fundador, produtor e programador do ANALÓGICA – Festival de Fotografia, que regressa à Chamusca nos dias 10 e 11 de Outubro para a quinta edição. Num tempo dominado pela rapidez e abundância da imagem digital, o festival propõe outra relação com a fotografia: mais lenta, física e experimental.

O ANALÓGICA chega à quinta edição num tempo em que praticamente todos transportamos uma câmara no bolso e produzimos imagens a um ritmo sem precedentes. O que continua a justificar a aposta na fotografia analógica?

A fotografia analógica obriga-nos a olhar para a fotografia de outra forma. Há um tempo, um processo e uma materialidade que são diferentes da fotografia digital. Mas o ANALÓGICA não pretende ser contra o digital. Queremos criar um espaço para quem gosta de fotografia, independentemente da experiência que tenha, onde seja possível experimentar, aprender, mostrar trabalhos e conhecer outras pessoas ligadas à fotografia.

Esta edição dedica particular atenção à passagem da imagem ao livro. Porquê esta escolha?

O livro é uma forma muito interessante de dar continuidade a um trabalho fotográfico. Permite organizar imagens, construir uma narrativa e criar um objecto que permanece. Este ano quisemos explorar precisamente essa relação entre fotografia e publicação, mostrando diferentes formas de transformar um conjunto de imagens num projecto e num objecto. A exposição de Alexandre de Magalhães e as conversas sobre o fotolivro fazem parte dessa vontade de aproximar o público deste processo.

O programa inclui oficinas, processos históricos, revelação com plantas, mercado de publicações e apresentação de trabalhos de autores. Há uma preocupação em chegar também a quem não tem conhecimentos de fotografia?

Sim, essa é uma das preocupações principais do ANALÓGICA. Queremos que qualquer pessoa possa participar, mesmo sem conhecimentos de fotografia. As oficinas e actividades são pensadas também como uma oportunidade para experimentar e descobrir. Gostávamos que quem visitasse o festival saísse de lá com vontade de fazer fotografias, aprender mais ou simplesmente com uma nova curiosidade sobre a fotografia analógica.

Desde 2021, o festival apresentou trabalhos de mais de 60 artistas. Que balanço fazem deste percurso e da relação criada com a Chamusca?

Tem sido um percurso muito positivo e de crescimento. Ao longo das cinco edições fomos conhecendo muitos fotógrafos, autores e pequenos projectos ligados à fotografia, mas também fomos criando uma relação cada vez maior com a Chamusca. Para nós é importante mostrar que também é possível criar e apresentar projectos de fotografia fora dos grandes centros urbanos. O festival procura trazer pessoas e projectos à Chamusca, mas também dar espaço a quem está aqui para participar e mostrar o seu trabalho.

Que ambição têm agora para o futuro do ANALÓGICA?

Queremos continuar a crescer sem perder aquilo que torna o ANALÓGICA especial: ser um encontro próximo, acessível e aberto a diferentes pessoas e formas de trabalhar a fotografia. Gostávamos de continuar a receber mais autores, pequenos negócios e projectos, chegar a novos públicos e explorar outras dimensões da fotografia analógica. Acima de tudo, queremos que o ANALÓGICA continue a ser um lugar onde se pode mostrar, aprender, experimentar e conversar sobre fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

“A água, como bem essencial, não pode ter restrições de acesso”

A empresa municipal Águas de Santarém (AS) está a comemorar os seus 15 anos de actividade, mantendo-se fiel aos pressupostos que estiveram na base…

“O nosso foco é a satisfação das necessidades dos munícipes e a promoção do concelho”

Ana Sofia da Fonseca Casebre é a vereadora responsável pelo pelouro da Cultura na Câmara de Almeirim. Com um longo percurso associativo, Ana Casebre integra o…

“Os milhares de jovens que nos visitam todos os dias na FNA provam aos mais velhos que este é o caminho”

João Rui, homem dos ‘sete ofícios’ no Centro Nacional de Exposições. João Rui tem 53 anos e é técnico de audiovisuais no Centro Nacional…

“Não vamos deixar ninguém sem socorro”

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santarém (BVS) foi fundada em 1871 e no próximo mês de Outubro assinala 150 anos de existência.…