A inauguração da Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, em Alpiarça, está agendada para amanhã, dia 25 de Agosto, às 15h45, e vai contar com a presença de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

O evento tem início na Quinta da Atela, às 15h45, e o descerramento da placa de inauguração decorre pelas 16h40 na Reserva Natural Local do Paul da Gouxa.

Um projecto que contribui de forma significativa para a conservação ambiental bem como desenvolver iniciativas de combate às alterações climáticas.

O Paul da Gouxa representa um tesouro natural único, abrigando uma turfeira baixa, um habitat extremamente raro a nível europeu. Com cerca de 9000 anos de existência, esta turfeira é notável pela sua acumulação de carbono, estimada em cerca de 1 milhão de toneladas.

A nova reserva natural é reconhecida como um dos maiores bosques paludosos da península ibérica, abrigando uma diversidade de espécies vegetais e animais únicas.

A inauguração é resultado do trabalho conjunto da Câmara Municipal de Alpiarça, da Quinta da Atela, da Universidade de Évora e do ICNF, que ao longo de 20 anos se dedicaram à restauração, preservação e proteção deste precioso habitat.

Leia também...

App do município de Abrantes inclui botão de ajuda para combate à violência doméstica

A aplicação Abrantes 360 Mobile, desenvolvida por aquele município do Médio Tejo, passou a dispor de um “botão de ajuda” para ajudar no combate…

Sahara Desert Challenge 2023: De Coruche a Dakar, a grande aventura continua

O Sahara Desert Challenge, grande aventura transariana que liga os continentes de Europa e África, atravessando cinco países – Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e…

Tancos: Director-geral da PJ militar detido e entre oito visados por mandados de detenção

O director-geral da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, foi detido hoje, estando entre os oito visados por mandados de detenção emitidos na Operação Húbris,…

IPMA alerta para “temperaturas máximas acima da média”

Um “episódio de tempo quente”, previsto para entre quinta-feira, dia 31 de Julho, e quarta-feira em Portugal continental, deverá ser “consideravelmente severo” pela duração…