A inauguração da Reserva Natural Local do Paul da Gouxa, em Alpiarça, está agendada para amanhã, dia 25 de Agosto, às 15h45, e vai contar com a presença de Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

O evento tem início na Quinta da Atela, às 15h45, e o descerramento da placa de inauguração decorre pelas 16h40 na Reserva Natural Local do Paul da Gouxa.

Um projecto que contribui de forma significativa para a conservação ambiental bem como desenvolver iniciativas de combate às alterações climáticas.

O Paul da Gouxa representa um tesouro natural único, abrigando uma turfeira baixa, um habitat extremamente raro a nível europeu. Com cerca de 9000 anos de existência, esta turfeira é notável pela sua acumulação de carbono, estimada em cerca de 1 milhão de toneladas.

A nova reserva natural é reconhecida como um dos maiores bosques paludosos da península ibérica, abrigando uma diversidade de espécies vegetais e animais únicas.

A inauguração é resultado do trabalho conjunto da Câmara Municipal de Alpiarça, da Quinta da Atela, da Universidade de Évora e do ICNF, que ao longo de 20 anos se dedicaram à restauração, preservação e proteção deste precioso habitat.

Leia também...

Sardoal celebrou 493 anos de elevação a vila com concertos, exposições e homenagens

Concertos, exposições, mostra de actividades económicas, gastronomia, desporto e homenagens integraram o programa das Festas do Concelho de Sardoal, que decorreu de sábado à…

Vistorias técnicas avaliam danos em fábrica de pão destruída por incêndio em Rio Maior

A Panificadora Costa & Ferreira, cuja fábrica foi na quarta-feira destruída por um incêndio, informou hoje que vão ser realizadas vistorias técnicas para avaliar…

Voluntárias confeccionam vestuário para crianças de países desfavorecidos

Um grupo de voluntárias que integra o atelier de costura solidária da Universidade Sénior de Salvaterra de Magos, confeccionam vestuário destinado a crianças de…

Igreja “preparada” para resultado de relatório sobre abusos não aponta expectativas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) assegura estar preparada para “tomar medidas adequadas” que se imponham pelo relatório da Comissão Independente que estuda os casos…