O Rotary Clube de Santarém constituiu dois clubes Interact: o Clube Escola Sá da Bandeira e o Clube de Santarém cujos novos membros foram emblemados na sexta-feira, 27 de Maio, numa reunião rotária que decorreu no Santarém Hotel e que contou com a participação, presencial ou via zoom, dos governadores dos distritos 1960, Paulo Martins, e do 4590, Fredson Dally; dos presidentes dos clubes rotários de Santarém, Luis Valente, do Rotary Clube de Campinas – Carlos Gomes, Henrique Carmine, do Rotary Clube de Campinas do Sul e do Rotary Clube Valinhos; de Jorge Lucas Coelho, presidente da Comissão Distrital de Juventude do Distrito 1960; de Elisangela Barreto, responsável do projecto Interact Internacional e de Júlia Noventa, responsável Distrital do Interact, ambas do Distrito 4590.

O governador do Distrito 1960, Paulo Martins, entregou as cartas constitucionais aos novos Clubes Interact da cidade de Santarém e a vereadora da Juventude da Câmara Municipal de Santarém Carmen Antunes, presente na sessão, convidou os membros dos dois clubes interact a participarem como observadores no próximo Conselho Municipal da Juventude, uma sugestão que Luis Valente, presidente do Rotary Clube de Santarém, aplaudiu, assegurando tratar-se de um “factor de motivação” para os jovens membros agora empossados e uma porta aberta à sua participação cívica nas questões ligadas à juventude no concelho de Santarém.

A sessão contou com o especial envolvimento dos rotários Mário Rebelo e Adélia Esteves, directora da Escola Secundária de Sá da Bandeira (ESSB), instituição de ensino que dá o nome a um dos clubes interact agora criados e que vê neles uma forma dos jovens adquirirem “competências acrescidas”, ajudando a “mudar comportamentos” e “fazer pontes” com outros clubes e a própria comunidade que servem.

Uma ideia partilhada por Jorge Coelho da Comissão Distrital da Juventude que salientou o facto dos jovens agora emblemados possam ser “agentes da mudança” e, com isso, “transformar o mundo” e “acrescentar valor à sociedade” com a sua acção cívica.

Usaram ainda da palavra as presidentes dos dois clubes interact, Beatriz de Castro Pão Alvo, da turma 11.º A da ESSB, que considera o projecto uma mais valia que permitirá aos jovens adquirir competências de liderança e trabalho em equipa. Maria Leonor Lamy, presidente do Clube Interact de Santarém, reconhece igualmente a importância destes clubes que procuram, no seu dia-a-dia, aplicar as premissas defendidas pelo Rotary.

A sessão foi transmitida em directo para o Brasil, via zoom, tendo contado ainda com o contributo do presidente do Clube Rotary Clube de Campinas – Carlos Gomes, Henrique Carmine, que partilhou a forma como cresceu dentro do movimento rotário e a importância de ampliar a rede destes novos clubes interact, futuros membros dos clubes rotários espalhados pelo mundo.

Os Interact Clubs são clubes que visam ajudar a sociedade de uma forma simples, com campanhas, doações, visitas a creches e hospitais, entre outras muitas acções para cuidar do meio-ambiente e promover o bem-estar da população mais carente. São compostos por adolescentes entre os 12 e os 18 anos. Os clubes estão afiliados (ou apadrinhados) ao Rotary Club.

São mais de 20 mil Interact Clubs distribuídos em 159 países com mais de 400 mil associados, chamados de interactianos. No final dos anos 50, o Rotary International já era uma instituição consolidada e com um grande potencial de alcance em várias áreas no mundo, porém a parcela mais jovem da sociedade ainda não era “engajada” com a causa defendida pelo Rotary da maneira que deveria.

Em 1960, o então presidente do Rotary International, Harold T. Thomas nomeou uma comissão composta por cinco rotarianos para estudar o assunto. Dois anos depois, em 05 de Novembro de 1962, 23 estudantes da Melbourne High School, em Melbourne, Florida, EUA, fundaram o primeiro Interact Club.

Desde então, a marca do Interact espalhou-se pelo mundo, estando presente actualmente em 159 países.

O símbolo do Interact Club é a mesma engrenagem do Rotary International em azul.

“Servir para transformar vidas” é o lema do Rotary para este ano que termina a 30 de Junho.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…