O Rotary Clube de Santarém realizou esta sexta-feira, 8 de maio, na Casa do Brasil, a cerimónia de entrega de dez prémios escolares de 250 euros e duas bolsas de estudo, no valor de 750 euros. O evento inserido no ano rotário 2025-2026, formalizou a aplicação do regulamento de mérito e excelência aprovado em assembleia no passado dia 20 de janeiro, distinguindo o desempenho académico dos alunos referente ao ano letivo 2024/2025.

“Esta cerimónia reconhece o mérito e a ambição dos alunos em serem exemplares no seu percurso académico. Estamos a cumprir com a missão dos rotários e a formar líderes”, sublinhou Maria João Cardoso, presidente do Rotary Clube de Santarém.

No âmbito do ensino secundário e profissional, Beatriz Santos foi distinguida como a melhor aluna finalista do curso de Ciências Sócio-Económicas da Escola Dr. Ginestal Machado, recebendo o Prémio Companheiro Manuel Lopes Branquinho, que contou com o apoio da benfeitora Lisete Branquinho. Madalena Rocha recebeu o Prémio Companheiro José Júlio Eloy, com o apoio da família benfeitora Eloy, como melhor aluna do ensino secundário na Escola Sá da Bandeira.

No Conservatório de Música de Santarém, o Prémio Companheiro Francisco Pereira Viegas foi entregue a Matilde do Canto, com o apoio da benfeitora Hélia Viegas, enquanto na Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, Filomena André foi reconhecida com o Prémio Rotary Club de Santarém, financiado pela própria instituição.

No ensino superior, através das escolas do Instituto Politécnico de Santarém, foram premiadas Susana Faria (Escola Superior Agrária), com o Prémio Companhia das Lezírias, apoiado pela referida entidade; Beatriz Martins (Escola Superior de Gestão e Tecnologia), com o Prémio Companheiro José Antunes Pereira, com o apoio da benfeitora Irene Pereira; Joana Lima (Escola Superior de Saúde), com o Prémio Companheiro José António Freitas, financiado pelo benfeitor António Freitas; e Paula Grilo (Escola Superior de Educação), com o Prémio Rotaract Clube de Santarém, apoiado por esta associação.

A cerimónia contemplou ainda a distinção de melhores educandos em instituições de acolhimento local. João dos Santos, do Lar dos Rapazes, recebeu o Prémio Companheiro José Manuel Cordeiro, com o apoio da benfeitora Rosário Cordeiro, e Maria Pinto, do Lar de Santo António, foi distinguida com o Prémio Madeiras Custódio, financiado pelo benfeitor João Pedro Custódio.

No que diz respeito às bolsas de estudo, a bolsa social de mérito foi entregue a Gabriela Hipólito enquanto a bolsa de excelência foi atribuída a Madalena Nunes. As distinções tiveram o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, o Rotary Clube de Santarém e dos beneméritos Paulo Picoto – Mediação e Consultoria de Seguros, e a Família Eloy.

“Queremos transformar a nossa sociedade baseada em valores da integridade e da ética, da vontade de ser exemplo, do envolvimento na comunidade. Foi por isso que este ano decidimos aprovar em assembleia este regulamento”, explicou Maria João Cardoso.

A sessão solene contou ainda com um momento musical, levado a cabo pela homenageada Matilde do Canto, na qual marcaram presença várias entidades, companheiros rotários e familiares dos premiados.

Com esta iniciativa, o Rotary Clube de Santarém aplica localmente o trabalho de apoio social que a organização desenvolve internacionalmente.

Leia também...

Vila de Rei reforça frota da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários

O Município de Vila de Rei recebeu um Veículo Florestal de Combate de Incêndios (VFCI05) para reforçar a frota da Associação Humanitária dos Bombeiros…

Procissão dos Fogaréus ou do Senhor da Misericórdia sai à rua na Chamusca

No âmbito das Solenidades Religiosas da Semana Santa na Chamusca, a Procissão dos Fogaréus ou do Senhor da Misericórdia volta a sair à rua…

GNR arranca com “Operação Todos os Santos” para diminuir sinistralidade rodoviária

A GNR vai intensificar, entre hoje e 01 de Novembro, dia de Todos os Santos, o patrulhamento nas estradas com maior tráfego, num ano…

Vitória Clube de Santarém vence três taças do Ribatejo no mesmo fim de semana

O último fim de semana foi absolutamente inolvidável para o futsal do Vitória Clube de Santarém, que, em dois dias de intensas finais, abrilhantou…