A RUTIS (Rede de Universidades da Terceira Idade) recebeu no passado dia 13 de Outubro, o prémio nacional de “Envelhecimento Ativo” por parte da Fundação INATEL.

O prémios da Fundação Inatel visam prestar homenagem a homens, mulheres, organizações e instituições que contribuíram, e que continuam a contribuir, todos os dias para uma sociedade mais justa, nos planos da solidariedade e da economia social, com especial atenção à promoção da cidadania e da inclusão, à coesão intergeracional e ao envelhecimento activo

No dia seguinte, dia 14 de Outubro, a instituição realizou a sua XIV Reunião Magna no Cine Teatro de Almeirim, onde estiveram presentes mais de 40 representantes de universidades seniores de vários pontos do país.

Na reunião debateram, entre outros assuntos, o funcionamento destes projectos em tempos conturbados, de pandemia e de incertezas. A grande maioria dos presentes mostrou a sua apreensão com o fecho de algumas universidades seniores (25%), a diminuição de alunos e salientou a importância da continuidade do projecto para a saúde mental dos seniores que o compõem.

A reunião foi transmitida online para todo o país e incluiu ainda uma palestra sobre “Formação à distância” e a entrega do Prémio RUTIS 2020 ao Instituto Português da Juventude e do Desporto, que foi recebido pela sua vice-presidente, Sónia Paixão.

A Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS) é uma IPSS, criada em 2005, de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, com sede em Almeirim, que atribui o prémio anual RUTIS a pessoas ou entidades que mais têm apoiado as universidades seniores, destacando este ano o trabalho desenvolvido pelo IPDJ em prol da terceira idade.

Leia também...

Mais de 50 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro, Alto Alentejo e do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto…

“Parque dos Sonhos de Natal” volta a trazer magia à Chamusca

Foi inaugurado hoje o “Parque dos Sonhos de Natal” na vila da Chamusca. A cerimónia de abertura contou com a presença de Nuno Mira,…

Arquivo Municipal da Barquinha passa a chamar-se António Luís Roldão

Investigador incansável ao longo de mais de cinco décadas, António Luís Roldão é autor de inúmeras publicações, entre livros e artigos em publicações periódicas,…

Mação apoia apicultores para estimular produção de mel e travar declínio do sector

A Câmara de Mação, no distrito de Santarém, vai apoiar financeiramente os apicultores locais para “estimular a produção de mel” e suster o “acentuado…