A União de Freguesias de S. Vicente do Paul e Vale de Figueira, o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes e a Comissão Pró-Memorial promoveram no passado fim-de-semana, sábado, dia 4, às 16h00, em São Vicente do Paul, e no domingo, dia 5, às 14h30, em Vale de Figueira, homenagens aos Soldados Combatentes da I Guerra Mundial e na Guerra do Ultramar.
Os memoriais foram benzidos pelos párocos de ambas as Freguesias, padre João Moita (São Vicente do Paul) e padre Tiago Moita (Vale de Figueira).
“A construção desta homenagem e respectivos memoriais revestem-se de uma grande importância. Deste modo, imortalizam-se as memórias dos soldados que deram a sua vida pela Pátria com consequências para a as suas famílias e para a sua terra. Os memoriais são um agradecimento e recordação por todos os que lutaram”, salientou ao Correio do Ribatejo o presidente da União de Freguesias, Ricardo Costa.
As cerimónias contaram com as presenças da população e familiares dos soldados, do presidente da Câmara de Santarém Ricardo Gonçalves (dia 5), do vice-presidente João Teixeira Leite (dia 4), do presidente da União de Freguesias, Ricardo Costa, de membros e da presidente da Assembleia da União, Susana Veiga Branco, do provedor da Misericórdia de Pernes, Manuel Maia Frazão e ainda do presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes, Sargento- Chefe Carlos Pombo e do Tenente-Coronel Fernando Rita, representante da Comissão Pró-Memorial.