Um espectáculo de Salvador Sobral, de “regresso às raízes”, no mesmo dia em que atua o pianista americano James Uhart, são destaques na programação do 14.º Festival de Jazz de Minde, que decorre de sexta-feira a domingo.

Realizando-se numa antiga fábrica de têxteis desativada desta vila do concelho de Alcanena, o Festival de Jazz de Minde decorre “num ambiente muito ‘sui generis’”, com espectáculos tanto no interior do pavilhão da antiga unidade industrial, agora designada “Fábrica da Cultura”, como no exterior.

O programa desta edição do “JAZZMINDE” arranca na sexta-feira à noite com o guitarrista Vítor Bacalhau, seleccionado para representar Portugal no “European Blues Challenge 2018”, na Noruega, e Marta Ren & Groovelvets.

No sábado, Salvador Sobral, “após o êxito na Eurovisão, regressa às raízes e canta George Gershwin, Cole Porter e Hoagy Carmichael, num projecto especialmente concebido para o público do ‘JAZZMINDE 2018’, com arranjos musicais de Nelson Cascais, e com Ricardo Toscano no sax alto, o espanhol Albert Palau, no piano, André Sousa Machado, na bateria, e Nelson Cascais, no contrabaixo”, afirma a organização.

Na mesma noite, também no Palco Fábrica, actuará o pianista norte-americano James Uhart.

No domingo, a partir das 17h00, no Palco Natura, esplanada ao ar livre, actua a banda Old Mountain, a que se seguirá o projecto “Home”, de João Barradas, “considerado pela RTP como o projecto do ano em Portugal na área do Jazz”.

Do programa faz ainda parte, na tarde de sábado, no Palco Natura, a actuação de “Jovens Talentos”, com exibições de alunos do Jazz do Conservatório, do Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro (CAORG), animação circense pelos OME (México), grupos de dança (PikPok’s e Dance Creed) e a actuação da Dixie Band.

“É um evento com um ambiente muito ‘sui generis’, numa vila com uma língua própria – o Minderico -, e realizado numa antiga fábrica de têxteis desactivada, por onde já passaram grandes músicos nacionais e internacionais, e que apresenta dois palcos, um interior e outro exterior, com duas bandas por concerto”, afirma a organização.

Leia também...

4.º Rally Paper ‘Caminhos da Liberdade’ em Sinterra

Sinterra vai receber no próximo dia 25 de Abril, pelas 09h00, no largo principal da aldeia da freguesia de Azóia de Cima e Tremês,…

“O Poeta Só”: livro de poesia de José Alberto Pereira Apresentado em Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, em Almeirim, encheu-se ontem ao final da tarde para receber a apresentação do livro “O Poeta Só”, de…

Sardoal integra rede cultural apoiada por fundos europeus

Os municípios de Sardoal, Castanheira de Pêra e Celorico da Beira integram uma rede de itinerância apoiada com 225 mil euros da União Europeia…

Câmara de Tomar lança cadernos culturais nabantinos

A Câmara de Tomar lança, no sábado, no Complexo Cultural da Levada, o primeiro volume dos Cadernos Culturais Nabantinos – Revista Cultural do município,…