A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vai promover a publicação de quatro livros no mês de Setembro, no âmbito da 6ª edição das Jornadas de Cultura que têm lugar de 13 a 29 de Setembro, no concelho de Salvaterra de Magos.

Segundo uma nota da autarquia, vai ser lançado no dia 14, pelas 16h, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, o seu sexto livro infanto-juvenil com o objectivo de divulgar e promover, de forma lúdica e didáctica, a história do concelho, nomeadamente junto dos mais novos.

“Niki e Vicky – Assalto em Salvaterra”, da autoria de Thereza Ameal, uma conceituada escritora de Salvaterra de Magos, filha da atriz Tareka e do ganadero João Ramalho, conta com ilustrações de Miguel Cardoso e vem juntar-se à colecção de livros publicados pela autarquia desde 2014, como forma de incentivar a hábitos de leitura regulares.

A Câmara Municipal vai também apostar na reedição da obra “O falar da Glória do Ribatejo”, de autoria de Idalina Serrão Garcia, um importante documento de divulgação da identidade e memória social da comunidade local, que contribuirá para enriquecer o projecto de classificação dos bordados típicos de Glória do Ribatejo como património imaterial nacional, que está a ser desenvolvido pelo Município de Salvaterra de Magos em parceria com a Universidade de Évora e em estreita colaboração com associações e entidades locais. A apresentação terá lugar no dia 29 de Setembro, pelas 16h, no auditório da Casa do Povo de Glória do Ribatejo.

No mesmo dia e no mesmo local, será publicada a Revista Magos, sexta edição, a revista anual e cultural do Concelho de Salvaterra de Magos, que desde o primeiro número, em 2014, assumiu estrategicamente uma função de defesa, estudo, preservação e divulgação da história local e do património cultural concelhio, contando com a colaboração de vários investigadores e académicos. Este número será dedicado à importância das Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória, festividades cuja génese remonta à Idade Média, ao século XIV, testemunho vivo da tipicidade da cultura gloriana.

Será ainda apresentado, a 13 de Setembro, pelas 21h, na Igreja Matriz de Salvaterra de Magos, o livro “O Marquês que desafiou a Morte” pelo autor Fernando Almeida e Vasconcellos, um descendente “Costa Freire”, de Salvaterra de Magos, família cujos homens foram responsáveis durante várias gerações pela administração do Palácio Real de Salvaterra de Magos, designados por Almoxarifes do Paço. Trata-se de um romance histórico, que decorre no século XIX, abordando a forma como se encarava a política em Portugal durante esse período, dando especial destaque à vivência da família real em Salvaterra de Magos.

Leia também...

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão assinala oito anos de vida

Jaime Ricardo Gouveia, ao centro, recebeu prémio patrocinado pela família de Mário…
Foto de Arquivo

Convento de Cristo com concurso aberto para novo director

A abertura do concursos internacional para selecção do diretor do Convento de…

Santarém recebe Companhia Nacional de Bailado pela primeira vez

O Teatro Sá da Bandeira (TSB) recebe, já no próximo sábado, dia…

“Seria prazer meu que todo este património permanecesse na cidade de Santarém, a minha cidade”

O Professor Cândido Azevedo regressou em finais de 2018 de Macau, onde…