Com perto de dez mil seguidores nas redes sociais, os idosos da Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga, no concelho da Golegã, já conquistaram a Internet, mas continuam a surpreender.
Sempre a acompanhar a actualidade, não perdem uma oportunidade para mostrar o bom ambiente que se vive na instituição, em que o humor e a boa disposição são uma constante.
Ainda está na memória de muitos a ‘célebre’ dona Anita, que, em 2019 recriou o vestido branco usado por Cristina Ferreira na edição desse ano dos Globos de Ouro.
No ano seguinte, os idosos da Santa Casa da Azinhaga voltaram a “fazer das suas”, posando para uma fotografia em que, orgulhosamente, exibiam um dos mais cobiçados look’s da altura, vestidos, da cabeça aos pés, com T-shirts, meias, sapatilhas, lenços e sliders da colecção especial com o logotipo do Lidl.
Mais recentemente, e porque o humor faz bem à saúde e quem o preserva vive melhor, está a tornar-se viral o ‘post’ que mostra um casal de idosos, utentes do Centro de Dia, a recriar a fotografia de Georgina e Cristiano Ronaldo onde anunciam a gravidez de gémeos.
Com o seu habitual sentido de humor, os idosos não se deixam ficar atrás e anunciam no Facebook a chegada de trigémeos.
“Gémeos? Fácil. Trigémeos!!!! Depois das novidades da passada semana e de um fim de semana prolongado (com um Dia de Todos os Santos) aconteceu o inesperado. O Sr. Manuel não quis ficar atrás de Ronaldo. Milagre dirão uns. Pontaria dizemos nós. Afinal o melhor do mundo está na Azinhaga!!!”, lê-se na publicação que já regista mais de 1.700 “likes”, duas centenas de comentários e mais de 300 partilhas.
Um enorme sucesso tem sido também a campanha “Seja Solidário!!! Não deixe as nossas estrelas a dormir!!!”, na qual, através de um vídeo original, é lançado um ‘crowdfunding’ para a aquisição de uma nova televisão para o Centro de Dia.
Por detrás desta forma original de comunicar, que usa o humor como ferramenta para trabalhar a relação com os utentes do centro de dia, estão o psicólogo clínico Ricardo Santos e assistente social Sofia Neto.
“Esta publicação está englobada no projecto Felicidade sem Idade, que pretende utilizar a arte, o humor e a criatividade em trabalhos realizados com as nossas estrelas do Centro de Dia. Pretendemos criar uma nova identidade, com uma maior valorização do envelhecimento”, explicou Ricardo Santos ao Voz das Misericórdias.
Estes técnicos, juntamente com a restante equipa do Centro de Dia, têm sido notícia nacional com as actividades e momentos de humor que proporcionam aos seus utentes, usando temas de figuras públicas ou políticos ou cantores, sempre com a actualidade do momento.
Caracterizam os utentes do Centro de Dia, fazem as filmagens, editam o conteúdo e, “danados para a brincadeira” e com um humor fino, através das redes sociais, espalham a mensagem e as partilhas são aos milhares.
As actividades criativas deste grupo podem ser acompanhadas na página da instituição no Facebook e no Instagram.