A sessão de abertura do XIII Congresso Nacional do Milho, organizado pela Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) teve lugar esta quarta-feira, 23 de março, pelas 10h30. Uma iniciativa que conta com o apoio institucional do Município de Santarém.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), deu as boas vindas aos cerca de 650 participantes no Congresso, agradecendo a Jorge Neves, Presidente da ANPROMIS, a escolha de Santarém para a realização deste importante debate sobre o papel da agricultura, designadamente na produção de milho, tendo em conta a guerra na Ucrânia e a situação de seca que o País enfrenta. Uma cerimónia que contou com a presença, entre outros, de Nuno Russo e Pedro Frazão, Vereadores da CMS.

De referir que, o milho é a principal cultura arvense semeada em Portugal, desempenhando um papel de extremo relevo não só no ordenamento do nosso território, como no abastecimento da nossa indústria agroalimentar, assunto mais que pertinente face às circunstâncias conhecidas e à situação do mercado mundial de matérias-primas face às perspetivas atuais e futuras.

Debater o papel da agricultura no modelo de desenvolvimento socioeconómico português, e o seu futuro em termos de política agrícola comum após 2022, como os desafios da alimentação na próxima década e ainda a importância da gestão integrada dos recursos hídricos em contexto de alterações climáticas, são os temas centrais em discussão neste congresso.

Está é uma oportunidade única de afirmação para o Município, como parceiro na defesa do Mundo Rural e na promoção do desenvolvimento da agricultura nacional.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…