A “Reunião da Equipa Governativa da Educação com os Diretores” teve lugar em Santarém na passada quarta-feira, dia 19 de Julho, pelas 15h00 no Auditório do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA).

João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém e João Costa, Ministro da Educação, marcaram presença neste momento de extrema importância para a preparação do próximo ano letivo.

João Teixeira Leite começou por agradecer “por terem escolhido Santarém para esta tarde de trabalho, de discussão e de partilha determinantes para uma área importantíssima na nossa Gestão Autárquica, que é o Pelouro da Educação”, notou. 

João Teixeira Leite lembrou que “o senhor Ministro sabe, porque conhece bem o nosso território, o investimento que temos feito na área da Educação. É estratégico o que investimos nas nossas escolas, nos nossos professores, nas nossas crianças e nos nossos jovens, a pensar, sobretudo, no Futuro. É a Escola que muda o Mundo. É através das escolas que conseguimos preparar os nossos jovens e as nossas crianças para enfrentarem os desafios do Futuro. É por isso que cada cêntimo investido, sabemos que tem um efeito multiplicador muito grande no desenvolvimento do nosso País e, em concreto, no concelho de Santarém. Por isso estamos a requalificar o nosso parque escolar. Mas existem situações que precisamos que o Governo honre a sua palavra, que cumpra os seus compromissos a necessária requalificação da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e a da Escola EB2.3 de Alcanede só é possível com a fundos nacionais e ou do quadro europeu” evidenciou. 

Para terminar, o vice-presidente adiantou ao Ministro da Educação que “tudo o que precisar deste Município de Santarém, estaremos sempre disponíveis em colaboração com o novo Delegado Regional, Pedro Cunha, a quem desejo um bom mandato”. João Teixeira Leite cumprimentou os diretores de agrupamentos escolares “que têm um difícil trabalho pela frente, num ano difícil das nossas vidas. Um ano de delegação de competências nas autarquias, onde o concelho de Santarém também disse presente”, declarou.

João Costa começou por agradecer a disponibilidade do Município de Santarém “para a acolher mais uma iniciativa do Ministério da Educação, numa parceria sempre feliz”. Um agradecimento que dirigiu ao vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, que “tem aqui algumas Diretoras hiperativas e que nuca me dão descanso. Estou ali a olhar para a Professora Margarida, que me fazem sempre lembrar que Santarém tem que estar no Mapa e no centro das Políticas Educativas”, referiu.

A sessão seguiu com a apresentação do Ministro da Educação das novas regras aprovadas que deverão ser implementadas já no próximo ano letivo, 2023-2024, e que prometem desburocratizar processos e agilizar o Sistema Educativo. Destaque para “novas regras para conclusão do ensino secundário e acesso ao superior”, bem como a “alteração ao Regime Jurídico da Educação Inclusiva, que alarga as condições especiais de classificação das provas, até agora reservadas aos alunos com dislexia, a todos os alunos com qualquer perturbação específica da linguagem”.

Leia também...

“Não digo adeus ao sector e muito menos à CAP” afirma Eduardo Oliveira e Sousa na despedida da presidência

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, assegurou, em vésperas de sair do cargo, que não vai deixar o sector ou a organização,…

Autarca do Cartaxo quer que Governo reconsidere encerramento do comércio local

O presidente da Câmara do Cartaxo contestou hoje o encerramento do pequeno comércio e vai pedir ao Governo que reconsidere esta medida, que afecta…

Reitoria da Universidade de Évora visita a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos

A Falcoaria Real de Salvaterra de Magos recebeu na passada quinta-feira, 02 de Agosto, a visita da Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa…

Junta da Moçarria denuncia poluição na Ribeira da Asseca

Dezenas de peixes apareceram mortos este domingo, dia 26, na Ribeira da Asseca, que atravessa várias freguesias de Santarém. A situação motivou uma denúncia…