O Município de Santarém está presente na edição de 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre até ao dia 16 de Março, na FIL, com um stand próprio destinado à promoção turística da região. Na inauguração do espaço, ontem, dia 12 de Março, João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, salientou a importância estratégica da presença do município no maior evento turístico nacional.
“Estamos orgulhosos por marcar presença, uma vez mais, na BTL, destacando o que temos de mais valioso: o nosso património, a nossa história”, afirmou João Leite. O autarca referiu ainda que, graças a iniciativas contínuas como esta, Santarém registou um crescimento de 29,4% no número de dormidas entre 2019 e 2024.
Nesta edição, o município lança uma colecção de postais turísticos digitais com quatro rotas temáticas distintas: a Rota das Igrejas, a Rota Gastronómica, a Rota do Azulejo e o Top 10 Santarém, cada uma complementada com vídeos promocionais. Estas iniciativas enquadram-se numa estratégia global que visa reforçar a atracção turística, como explicou o presidente da autarquia, lembrando também o protocolo assinado em 2022 com o ISLA Santarém, a Diocese e a Santa Casa da Misericórdia, que garantiu a abertura diária dos monumentos da cidade e resultou em mais de 370 mil visitas desde então.
“O crescimento de 29,4% nas dormidas entre 2019 e 2024 demonstra claramente o resultado do nosso trabalho”, sublinhou João Teixeira Leite, destacando ainda a abertura recente de três novas unidades hoteleiras e a construção em curso de um novo hotel, num investimento de 20 milhões de euros.
Segundo o autarca, grupos hoteleiros de dimensão internacional manifestaram já interesse em instalar unidades hoteleiras de topo em Santarém, contribuindo para elevar a oferta turística do município.
Na sua intervenção, o presidente da autarquia destacou o impacto das iniciativas culturais e eventos públicos promovidos pela autarquia, considerando-os “essenciais” para dinamizar economicamente o concelho. “Temos uma ambição muito maior e queremos continuar a crescer, atraindo novos investimentos e promovendo eventos de dimensão nacional e internacional”, concluiu.