Mais de 3.000 inspecções ou fiscalizações na área do ambiente, 18% delas resultando em possível crime, foram feitas no ano passado pelas entidades fiscalizadoras da área do ambiente, segundo um balanço divulgado pelo Governo.

Segundo o documento, os distritos com mais infracções e mais autos de notícia levantados foram os de Lisboa (82 autos), Santarém e Setúbal (62 autos cada), Leiria (52 autos) e Aveiro (50).

De acordo com um comunicado do Ministério do Ambiente, em 2021 as entidades que integram o Plano Nacional de Fiscalização e Inspecção Ambiental (PNFIA) fizeram 3.086 acções de fiscalização ou inspecção a operadores e empresas, tendo sido levantados um total 541 autos de notícia, o que corresponde a 17,53% das situações verificadas.

As acções, coordenadas pela Inspecção Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (IGAMAOT), tiveram mais incidência no sector da gestão de resíduos (567 acções), seguindo-se a extracção de minérios e inertes (352), e as construções em domínio hídrico (314).

Foi também no sector de gestão de resíduos que foram detectadas mais infracções e levantados mais autos de notícia, com 161 autos e 54 notificações, seguindo-se as pecuárias e agropecuárias, com 76 autos e oito notificações, e a metalomecânica, com 34 autos e quatro notificações.

Segundo o documento, os distritos com mais infracções e mais autos de notícia levantados foram os de Lisboa (82 autos), Santarém e Setúbal (62 autos cada), Leiria (52 autos) e Aveiro (50).

No sector dos aterros, a campanha de inspecção ou fiscalização começada em 2020 saldou-se em 85 acções e 33 autos de notícia, tendo continuado em 2021 com 40 acções e 21 autos de notícia.

No sector das pecuárias e agropecuárias os dados indicam que, em relação a 2020, no ano passado houve um aumento de acções e também um aumento de autos de notícia.

O PNFIA foi lançado em 2017 para articular as entidades de fiscalização e de inspecção na área governativa do ambiente.

Leia também...

Jovem de 25 anos detido por tráfico de droga no Cartaxo

Um jovem de 25 anos foi detido pela GNR por tráfico de…

AgriEmpreende com ecossistema académico e empresarial gerou 72 ideias de negócio

A primeira sessão de geração de ideias de negócio teve lugar na…

Museu Diocesano de Santarém há quatro anos a anunciar a memória cristã através da arte

O Museu Diocesano de Santarém assinalou o seu quarto aniversário no passado…

Águas de Santarém assume compromisso de adaptação e mitigação das alterações climáticas

A empresa municipal Águas de Santarém assinou ontem a “Declaração de Compromisso…